Notícias

Notícias da Câmara



Vereadores de Araras participam de formatura de alunos do Pronatec com a presidenta Dilma

Os vereadores Marcelo de Oliveira (PRB), Eder Donizeti Müller (PSDC) e Carlos José da Silva Nascimento - Zé Bedé (PT) estiveram representando a Câmara Municipal de Araras na formatura de 1,7 mil alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) voltado para alunos de baixa renda do Plano Brasil Sem Miséria, na cidade de Campinas.

O evento contou com a presença da presidenta do Brasil, Dilma Roussef, da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, do ministro da Educação Aloizio Mercadante, além de várias autoridades da região.

A presidenta Dilma Rousseff lembrou que o programa foi criado para dar oportunidades para alunos de baixa renda, oferecendo cursos de qualidade. “O Brasil precisa imensamente de profissionais com capacidade de trabalho que tenham uma especialização. Tão logo os trabalhos menos especializados perderão importância, e aqueles que pareciam menos especializados vão mudar, com a chegada do computador," disse.

Dilma lembrou ainda que a qualidade do ensino do Brasil está avançando rapidamente. "Não se faz educação de qualidade sem uma educação profissional de alta qualidade. E vocês estão dando esse passo". A presidenta incentivou os alunos a não pararem de estudar. "Ninguém pode parar de estudar. Estudar e aprender não deve ser um momento na vida, é a vida inteira," completou. 

O Pronatec oferece 553 cursos de formação inicial e continuada, em diferentes áreas, com duração mínima de 160 horas. O curso mais procurado em todo o Brasil é o de auxiliar administrativo, com quase 75 mil matrículas, 12,1% do total.

A presidenta também falou sobre o Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência desses profissionais. Mais de 3,5 mil municípios do Brasil estão com menos médicos do que preconiza a OMS (Organização Mundial da Saúde), que prevê um médico para cada 3 mil habitantes.

Ela ressaltou que foi feito o chamamento dos profissionais dos Brasil para trabalhar nos locais que sofrem com a falta médicos e como as vagas não são preenchidas, estão sendo convocados médicos de outros países.

Dilma citou ainda que é comum em todo o mundo, médicos trabalharem fora de seu país de origem. “Para se ter uma ideia 25% dos médicos do Estados Unidos não são americanos e 37% da categoria de médicos da Inglaterra também são de outros países”, observou a presidenta.

Para os vereadores além de representar o município, a participação no evento foi importante para ficar antenados sobre as ações do Governo Federal no País, que reflete diretamente em Araras.

 

 

Assessoria do vereador Carlos José da Silva Nascimento – Zé Bedé (PT)

Texto: Silvio Domingos – Chefe de Gabinete 

Visualize fotos Visualize fotos




Publicado em: 30/08/2013 20:16:00

Publicado por: Imprensa