A Câmara de Araras inaugurou na segunda-feira (9) seu Espaço Artístico-Cultural com abertura da exposição de fotos do 10º Salão Nacional de Fotografia “Pérsio Galembeck”. Durante a 32ª Sessão Ordinária, o presidente do Legislativo, vereador Breno Cortella (PT) informou sobre a abertura e as atividades que serão realizadas no local.
As exposições no Espaço Artístico-Cultural irão se integrar com as demais atividades da Casa, já que semanalmente a Câmara recebe um fluxo variado de visitantes, desde os que procuram o Poder Legislativo para receber atendimento, que assistem sessões camarárias, participam do projeto “Câmara Cidadã”, entre outras atividades.
O público visitante poderá conferir as exposições durante o horário de funcionamento da Câmara, das 8h às 17h30, durante o horário das sessões ordinárias, realizadas normalmente às segundas-feiras a partir das 20h, e também durante a realização de outras atividades na Casa.
O Espaço Artístico-Cultural foi criado por meio da resolução nº 6, de 21 de maio de 2013, de autoria do vereador e presidente do Legislativo, Breno Cortella. O espaço tem como principal objetivo fomentar a cultura e as atividades produzidas por artistas locais e regionais, no intuito de incentivar a produção e visualização de obras de arte produzidas no município. O local destina-se para exposição de obras e peças de artes, bem como a promoção de atividades lúdicas, artesanato, exposições artístico-culturais em geral.
Por meio de uma parceria firmada entre o Poder Legislativo e a Secretaria Municipal de Ação Cultural e Cidadania da Prefeitura Municipal de Araras, a Câmara passará a expor inclusive trabalhos artísticos que estiveram no Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”.
O 10º Salão Nacional de Fotografia “Pérsio Galembeck” ficou exposto durante o mês de julho no Centro Cultural. Com o tema “Festas”, o Salão deste ano teve 316 trabalhos inscritos, produzidos por artistas de 45 cidades, localizadas em 15 Estados brasileiros, além do Distrito Federal.
Três trabalhos foram selecionados pela comissão julgadora, composta pelos fotógrafos Gui Galembeck, Gabriela Galembeck, Francisco Campos, William Marques e Touché. Além disso, outros seis trabalhos receberam menções honrosas. A exposição na Câmara Municipal também conta com algumas fotografias feitas por outros participantes do concurso.
O 10º Salão Nacional de Fotografia “Pérsio Galembeck” é promovido anualmente pela Prefeitura Municipal de Araras, por meio da Secretaria Municipal de Ação Cultural e Cidadania.
Confira os trabalhos premiados:
1º lugar
“Mascarado de Pirenópolis”
Thomaz Vita Neto – Mirassol-SP
2º lugar
“Festa do Divino de Pirenópolis
Alexandre Militão – Brasília – DF
3º lugar
“Anjos de Ouro Preto”
Jorge Diehl – Brasília –DF
Menções Honrosas
“Dança Folclórica Armênia”
Manuk Poladian – São Paulo-SP
“Uka Uka no Kuarup”
Rita Barreto – São Paulo-SP
“Carnaval I”
Bruno Sant’Ana – Recife-PE
“Festa Boliviana”
Jorge Diehl – Brasília –DF
“Cavalhadas”
Geraldo Gomes – Delfim Moreira- MG
“No Batuque dos Pandeiros”
Cecília Araújo – Goiânia-GO
Publicado em: 10/09/2013 17:17:00
Publicado por: Imprensa