O presidente da Câmara Municipal de Araras vereador Breno Cortella (PT) apresentou indicação ao prefeito Nelson Dimas Brambilla que propõe a implantação do sistema de integração da passagem de ônibus na região leste. Atualmente não é possível utilizar o sistema de integração de passagem em duas linhas da mesma região. Assim, uma pessoa que precisa fazer o deslocamento entre dois bairros da mesma região paga duas passagem de R$2,50.
O sistema de integração permite que com uma única unidade o usuário possa utilizar duas linhas de ônibus, dentro de duas horas em qualquer ponto da cidade, ou seja, mesmo fora do Terminal Urbano. No mês de julho o TCA (Serviço Municipal de Transportes Coletivos de Araras) ampliou esse período que era de 1h30 atendendo uma reivindicação do Mopra (Movimento Populacional Revolucionário Ararense), criado após as manifestações do mês de junho. A integração também não é válida para ida e volta.
Segundo o vereador a indicação surgiu a partir de um problema concreto. Ele foi procurado por uma moradora que reside e trabalha na região leste e paga duas passagens de ônibus todos os dias. "Nossas regiões estão crescendo e precisamos melhorar a mobilidade urbana nessas áreas", afirmou Breno.
Na indicação foi ressaltado o plano da atual Administração Municipal de criação de um terminal de ônibus urbano para aquela região com sistema "bate e volta" para o terminal do centro. "No entanto, acreditamos que é necessário desde já a implantação da integração da passagem regional", destacou a proposta.
Breno defende as mudanças no sistema de integração e melhorias no transporte público. “O transporte urbano é uma questão dinâmica que exige avaliações e readequações de forma permanente", disse.
O proponente sugere que o tempo de integração possa ser até menor que o que acontece entre linhas de diferentes regiões do município, visto que são linhas e descolamentos de menor percurso. “Estou certo que isso agregará mais usuários e está alinhado com as ações da Prefeitura de estímulo ao desenvolvimento econômico local", apontou.
O vereador avalia que outras regiões da cidade também podem ter essa necessidade e a medida poderá ser ampliada. O presidente da Câmara tratou desse assunto com o prefeito e espera que a proposta seja analisada com profundidade. "É uma reinvindicação que pode trazer benefícios à autarquia e a população", conclui Breno.
GABINETE DO VEREADOR BRENO CORTELLA (PT)
FOTO: Secom/PMA
Publicado em: 20/09/2013 17:39:00
Publicado por: Imprensa