Notícias

Notícias da Câmara



Centro de Artes e Esportes Unificados receberá nome de José Olavo Paganotti

Os vereadores e vereadora aprovaram na 34ª Sessão Ordinária o projeto de lei de autoria do Executivo Municipal para denominação de “José Olavo Paganotti” o Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU.

A denominação tem por objetivo prestar uma homenagem ao ex-secretário de Ação e Inclusão Social, cargo que ocupou entre agosto de 2009 a março de 2013.  

O CEU, conhecido também como Praça do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) será implantado na Praça “Jorge Assumpção”, no José Ometto 1, tem 3 mil m² de área construída e contará com biblioteca, Cras (Centro de Referência em Assistência Social), centros de reunião, cineteatro/auditório com capacidade para acomodar 60 pessoas, telecentro, salas multiuso, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica, playground e pista de caminhada. O local conta com investimentos do Governo Federal, via Ministério da Cultura.

O objetivo dos CEUs é integrar, num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras.

Paganotti aposentou-se após de 26 anos de serviços prestados ao Banco do Brasil. A partir disso iniciou sua carreira na Prefeitura de Araras em 2001. Ajudou na criação da Fade (Fundação Ararense para o Desenvolvimento do Ensino), sendo seu primeiro presidente.

Já na Prefeitura, ao lado do prefeito Nelson Dimas Brambilla, em 2009, foi nomeado chefe de gabinete, logo nos primeiros dias de mandato do então prefeito interino.

Sua última função foi como secretário de Ação e Inclusão Social. Neste trabalho, viu emergir uma nova realidade aos bolsistas do extinto programa Cidade Verde – Programa de Capacitação para o Trabalho, ajudando a formular a nova forma de atuação dos egressos deste programa, capacitando mão de obra e inserindo-os no mercado de trabalho. O trabalho resultou na criação dos programas Pró Profissionalizante, Pró Alfabetização e Estágio Social.

Destacou-se ainda pela implantação do Cras (Centro de Referência de Assistência Social), na região sul, do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), na região central e pelo projeto Vila Cidadã na Vila São Jorge.

Também incentivou na ativação do Conselho Municipal do Idoso e criação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

Trabalhava incansavelmente pela implantação de uma nova política de assistência social, combatendo o assistencialismo, acreditando na emancipação da pessoa com ações educativas e de integração.

 

Visualize fotos




Publicado em: 24/09/2013 14:45:00

Publicado por: Imprensa