Notícias

Notícias da Câmara



Pacto Ararense pela Educação: lançamento terá palestra de Gilberto Dimenstein

Evento acontece dia 11, às 19h30, no Unar – Centro Universitário “Dr. Edmundo Ulson”, e é aberto à população

 

            Prefeitura e toda a sociedade ararense mobilizadas para discutir e viabilizar políticas públicas para garantir educação plena a crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Esse é o objetivo do Pacto Ararense pela Educação, que será lançado dia 11 de outubro. O evento acontece às 19h30, no Unar – Centro Universitário “Dr. Edmundo Ulson”, e contará com palestra do jornalista e escritor Gilberto Dimenstein. A entrada é franca.

            Criador da ONG “Cidade Escola Aprendiz” e especialista em educação, ele é colunista e membro do conselho editorial da Folha de S. Paulo, além de comentarista da rádio CBN.  Para Dimenstein, o professor deve ensinar o aluno a ser protagonista do processo de absorção do conhecimento e que, nesse processo, o docente é cada vez mais importante.

            Em Araras, o jornalista vai falar sobre “Educação Intregral para um Cidadão Integral”, reforçando uma das principais vertentes que integram o Pacto.

            O Ensino Integral já foi implantado em algumas unidades de Araras, possibilitando que os alunos permaneçam de oito a nove horas diárias nas escolas, participando de atividades diferenciadas nas áreas de esporte, cultura, artes e lazer, além das disciplinas comuns e obrigatórias, tendo também o reforço escolar. Dele também faz parte as oficinas do programa “Mais Educação”, oferecidas desde 2010 em Araras, por meio de parceria com o Governo Federal.

O objetivo do Pacto é ampliar ainda mais esta modalidade de ensino, possibilitando que o Ensino Integral atinja mais crianças e adolescentes da rede municipal.

“O Pacto Ararense pela Educação é um compromisso que estamos firmando com pais, empresários, educadores, ONGs, igrejas e outros grupos organizados da sociedade para ampliar o acesso à educação e ampliar a oferta de atividades que desenvolvam não só a capacidade intelectual dos alunos, mas também a criatividade, os valores éticos e a cidadania”, comentou o prefeito Nelson Dimas Brambilla.

Ele reforçou ainda que a participação de todos é fundamental neste processo. “Não adianta oferecermos escolas com boa estrutura para acolher os alunos, se não houver educadores empenhados, pais que acompanham e incentivam seus filhos no processo de aprendizagem. Queremos contar com a contribuição de toda a sociedade ararense para que formemos cidadãos mais conscientes e mais preparados para o futuro”, completou.

 

Como participar?

O Pacto Ararense pela Educação deve ser um compromisso de todos e não há ninguém que não possa colaborar de alguma forma.

Dos pais deve vir o incentivo para que seus filhos tenham a total liberdade para o desenvolvimento integral que a educação propõe. Da comunidade em geral a cobrança e a assistência para que tudo seja feito com responsabilidade e transparência, baseados nos pilares da ética.

As empresas, seja por leis de incentivo, ou mesmo repasses diretos, podem patrocinar atividades com a doação de materiais, aluguel de espaços, subvenção de oficineiros, e até implantando programa de formação dentro de suas próprias unidades. Das igrejas e clubes sociais esperamos os espaços como ampliação dos locais para as atividades de lazer, esportiva e culturais, promovendo também uma integração social.

Clubes de Serviços e ONGs podem ofertar oficinas, atividades sociais, pesquisas e estudos que ajudem a melhorar os índices de desenvolvimento da educação.

Ao poder público, com suas escolas e toda a rede de gestores e educadores, cabe o compromisso de fazer acontecer essa educação integral, com a plena melhoria da estrutura, aplicando os recursos arrecadados em projetos e atividades, bem como prestando contas.

Um conselho gestor e fiscalizador, formado por representantes de todos os grupos envolvidos, será formado para dar sustentação ao programa, fiscalizando e propondo ações.

 

Secom/PMA





Publicado em: 02/10/2013 09:43:00

Publicado por: Imprensa