O quadro do ex-vereador Bruno Moysés Batistela, que dá nome ao plenário do Legislativo, onde são realizadas as sessões camarárias, passará por restauração. A informação foi dada pelo presidente da Câmara, vereador Breno Cortella (PT) na última sessão ordinária, realizada na segunda-feira (14). Bruno Moysé Batistela faleceu em 10 de junho de 1976 e foi substituído pelo suplente Benedito Ferreira de Campos.
O quadro foi pintado em 1978, pela pintora Rose Conte, com o intuito de homenagear o vereador pelas suas diversas conquistas para a população ararense e pelas três legislaturas, completando assim 12 anos de mandato. O vereador era muito querido pela população e por esse motivo participou ativamente da 5ª, 6ª e 7ª Legislatura da Câmara Municipal de Araras, entre os anos de 1964 e 1976.
O plenário foi denominado pelo decreto legislativo nº 4, de 22 de junho de 1976, de autoria da Mesa Diretora, e foi promulgado pelo então presidente Itacir Roberto Zaniboni.
O vereador Moysés Batistela é pai do vereador Lamartine Antonio Batistella, que exerceu a função por cinco mandatos, sendo eleito pela primeira vez em 1982 para a 9ª Legislatura (1983/1988). Foi reeleito para 10ª Legislatura (1989/1992), 11ª Legislatura (1993/1996), sendo nesta presidente no biênio 1993/1994. Continuou na 12ª Legislatura (1997/2003) e 13ª Legislatura (2001/2004).
Para a artista plástica Rose foi uma grande honra a família ter solicitado a obra de arte para ela, afinal ela sempre foi muito amiga da família e conhecia de perto o trabalho do vereador. “Foi um prazer muito grande receber essa confiança dos familiares”, enfatiza Rose.
Após uma visita a Câmara, a artista observou a necessidade de reparar e restaurar o quadro, além de uma reavaliação na moldura. “O quadro foi pintado em 1978 e naquela época, os pigmentos utilizados apresentaram uma limitada resistência ao tempo, ou seja, a pintura não estava em bom estado. Meu trabalho como artista limita-se à tela. Essa restauração é uma segunda doação que faço para à Câmara Municipal. Estou recebendo a colaboração da Câmara para a aquisição de materiais como, por exemplo, tintas e diluentes”, explica Rose que agradece o presidente da Câmara, vereador Breno Cortella pela confiança depositada em seu trabalho.
O presidente Breno agradeceu a artista pela doação de seu trabalho e também esclareceu que a Câmara arcará somente com os materiais especiais para a restauração e melhor preservação desse artigo que compõe seu patrimônio. "Ficamos honrados com a preocupação da artista Rose Conte, que colabora com nosso objetivo de fortalecimento da memória e da história da Câmara de Araras", ressaltou.
De acordo com a artista plástica, o trabalho deverá ser finalizado em aproximadamente 30 dias ou mais, após a chegada dos materiais.
A preservação da memória, divulgação da história municipal, o registro e demarcação de fatos de grande importância para o Legislativo Municipal são previstos pela Resolução nº 9/2013 que instituiu a Câmara Participativa.
Publicado em: 22/10/2013 08:27:00
Publicado por: Imprensa