A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo divulgou no dia 22 de outubro os eleitos para a 14ª edição do Parlamento Jovem Paulista, que ocorrerá nos dias 7 e 8 de novembro. Nesta edição foram eleitos 94 deputados jovens, entre eles o vice-presidente da Câmara-Jovem de Araras, Denner Djalter Ramos dos Santos Jr, do Colégio Liceu Anglo Araras.
Neste ano concorreram 234 alunos, sendo que 154 de escolas públicas e 80 de particulares. No primeiro dia do evento os 94 escolhidos irão participar de uma sessão especial na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo que ocorre desde 1999. Na ocasião, os deputados estaduais cedem os seus lugares para jovens estudantes de todo o Estado. A sessão é transmitida pela TV Alesp e os projetos são publicados no Diário Oficial do Poder Legislativo, de acordo com a Assembleia. São 94 eleitos porque esse é o atual número de parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
O escolhido da cidade de Araras vem se preparando desde agosto para o Parlamento Jovem. Para Denner, ser selecionado foi algo muito importante. “Era algo que eu almejava muito. Meu interesse com o Poder Legislativo começou por meio da Câmara-Jovem e vi o Parlamento Jovem como uma oportunidade de aprofundar meus conhecimentos. Uma oportunidade para aprender ainda mais algo que eu gosto muito. Fiquei muito feliz por ser selecionado”, contou.
A escolha dos deputados é feita por meio de um projeto de lei, onde o participante escolhe um “partido” e desenvolve os artigos do projeto juntamente com uma justificativa. Denner se integrou ao “Partido da Agricultura” e elaborou um projeto de lei que dispõe sobre a instituição do Programa JA “Jovem Agricultor” nas Escolas Públicas do Estado de São Paulo.
O projeto tem por objetivo incentivar e conscientizar os jovens sobre a importância da agricultura com palestras educativas e visitas aos produtores rurais da região. Segundo justificativa apresentada pelo vereador-jovem Denner, a medida se faz necessária uma vez que a agricultura alavanca o país, pois sem ela não existem indústrias, sem indústrias, não existe emprego. “É importante mostrar para os jovens o quão importante a agricultura é para o mundo, auxiliando inclusive na formação profissional”, explicou.
Funcionários da Câmara Municipal de Araras auxiliaram o vereador-jovem para o esclarecimento de dúvidas e orientações sobre técnica legislativa.
No primeiro dia do Parlamento Jovem Paulista os deputados jovens irão para a Assembleia conversar com os deputados e receber instruções sobre a sessão plenária. A sessão do Parlamento Jovem dura o dia inteiro e terá início no dia 8 ás 10h, com a diplomação e a posse dos deputados. Ainda haverá, segundo a Assembleia Legislativa, a eleição da Mesa Diretora dos trabalhos (presidente, vice-presidente, 1º e 2º secretários), além da discussão e da votação dos projetos.
Para o vice-presidente da Câmara-Jovem de Araras esses dois dias vão proporcionar uma experiência única, de muito aprendizado. “Serão dois dias importantes para minha vida, irei aprofundar meus conhecimentos, conhecer novas pessoas, pessoas que como eu dão valor para a política e gostam de debater. Além disso, vou poder apresentar e defender meu projeto de lei”, afirmou Denner.
O objetivo principal do Parlamento Jovem, segundo a Assembleia Legislativa, é possibilitar aos estudantes uma visão de alguns aspectos da democracia participativa. A intenção é oferecer, pela vivência de um dia de sessão parlamentar, esclarecimentos sobre a razão de ser, as funções e o cotidiano do Poder Legislativo.
Com informações da Alesp
Publicado em: 25/10/2013 15:36:00
Publicado por: Imprensa