Os vereadores e vereadoras aprovaram na 39ª Sessão Ordinária, realizada na terça-feira (29), o projeto de lei do Legislativo Municipal que denomina de Praça “José Alberto Rodini Filho” o entorno do atual prédio da Câmara Municipal de Araras. O projeto é de autoria do presidente da Casa, o vereador Breno Cortella (PT) e teve o objetivo de regularizar a denominação e a situação da praça que está localizada em frente ao prédio da sede do Legislativo.
O presidente justificou durante a discussão do projeto que apesar dos esforços não foi localizada a lei de denominação municipal e estadual, apenas projeto de lei do então deputado estadual Nelson Salomé, que foi arquivado e não se tornou lei.
Além da regularização, o projeto tem objetivo de assegurar juridicamente que a Câmara realize melhorias na praça. A Câmara poderá promover a manutenção e conservação, realizar melhorias na iluminação, mobiliário urbano, projeto paisagístico e a restauração de seus artigos artísticos e históricos.
A praça “José Alberto Rodini Filho” foi inaugurada em 1º de julho de 1995. A Câmara chegou a utilizar em seus documentos o endereço da praça como logradouro postal.
O atual prédio do Legislativo foi construído em 1959 para instalação do Fórum. O arquiteto Fábio Penteado foi o responsável pela obra que inicialmente foi planejada sem gradil ou divisão entre a praça e o prédio. A ideia do arquiteto era mostrar um conceito de praça coberta.
“É inegável que o espaço é conhecido como ‘Praça da Câmara’, por isso, o Poder Legislativo deseja mantê-la como local agradável, seguro, bem ambientado, visível e iluminado”, afirmou o presidente da Câmara, vereador Breno Cortella.
A lei também autoriza adequações e melhorias no atual prédio ocupado pela Câmara. A lei aprovada segue para análise do prefeito Nelson Dimas Brambilla.
Publicado em: 30/10/2013 14:36:00
Publicado por: Imprensa