Notícias

Notícias da Câmara



Professor Dê participa de comemoração ao Dia do Comerciário

 

No sábado (26) foi realizada uma comemoração com todos os integrantes do comércio de Araras e o vereador Valdevir Carlos Anadão – Profº Dê, autor do projeto que instituiu o Dia do Comerciário em Araras, foi convidado a palestrar sobre o tema.

Ao terminar sua exposição, Dê fez o sorteio do maior prêmio da festa, uma moto 0 km, e teve a honra de sortear sua ex-aluna Amanda Aparecida Pinheiro da Paixão, funcionária do Supermercado Copacabana.

O projeto do vereador surgiu em 2012 após conversa com o presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Araras, Danilo Sanches de Arruda e o diretor César Santos Gonçalves.

O projeto de lei nº 167/2013 foi aprovado pela Câmara em julho deste ano e sancionado pelo prefeito Nelson Dimas Brambilla. “Em Araras temos cerca de 4.000 comerciários que merecem reconhecimento devido aos seus trabalhos buscando o crescimento de Araras”, disse Dê.

O dia 30 de outubro coincide com o dia escolhido por várias cidades do estado devido o decreto-lei 4.042/32. No dia 29 de outubro de 1932 caixeiros viajantes aglomeram-se no Largo da Carioca, o volume de gente foi aumentando e caminharam até o palácio do Governo Federal (Catete). Queriam entre outras coisas a diminuição da jornada de trabalho de 12 para 8 horas. Ao chegarem ao Palácio do Catete o grupo já era mais de 5.000 pessoas e Getúlio Vargas, então presidente, os recebeu e neste memorável dia foi assinado o decreto-lei nº 4.042, de 29 de outubro de 1932, que regulamenta a jornada de trabalho. Os frutos desta luta dos comerciários foram estendidos a todos os trabalhadores brasileiros que por consequência passaram a ter jornada de 8 horas. O decreto-lei teve sua publicação em 30/10/1932, por isso a data.

 

Assessoria do vereador Valdevir Carlos Anadão – Profº Dê (PT) 

Visualize fotos




Publicado em: 31/10/2013 14:11:00

Publicado por: Imprensa