A secretária municipal de Saúde, Vandersi Pavan Bressan, participou da 42ª Sessão Ordinária, acompanhada do médico coordenador do Samu, Rodrigo Mucio Bandeira Vilela. O tema foi a regionalização do Samu - Serviço de Atendimento Médico de Urgência.
O serviço que antes era municipal começa a seguir o protocolo nacional do Ministério da Saúde. Com a mudança a unidade de Araras ficará responsável também por mais três cidades: Leme, Conchal e Pirassununga.
A secretária explicou que o atendimento também irá mudar e que o munícipe que ligar para o Samu falará com um atendente que coletará as informações que serão analisadas por um médico regulador. O médico irá realizar a triagem dos casos e orientar sobre os primeiros procedimentos a serem adotados até a chegada das equipes ao local da ocorrência, além de avaliar a necessidade da presença ou não de um médico no local.
Após a explicação da secretária, o dr. Rodrigo contou um pouco sobre a história do Samu e sua origem. A secretária esclareceu que a regionalização é algo muito positivo para a cidade. O município passará a receber recursos federais e a contar com uma estrutura maior para o atendimento.
Publicado em: 22/11/2013 11:45:00
Publicado por: Imprensa