Na quinta-feira (5) a Câmara Municipal de Araras realizou a quinta e última reunião do ano do projeto “Câmara Participativa”. Os vereadores e vereadora conversaram com os moradores da região norte da cidade, na EMEF “Prof. Leonaldo Zornoff”, localizada no bairro Jardim Residencial Alvorada. O presidente do Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente), Carlos Cerri Jr. também participou do evento para tirar dúvidas da população sobre a falta de água.
Estiveram presentes na reunião o presidente do Legislativo, Breno Cortella (PT), os vereadores Carlos José da Silva Nascimento – Zé Bedé (PT), Eduardo Elias Dias – Du Segurança (PHS), Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP), Valdevir Carlos Anadão – Profº Dê (PT) e a vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB). O secretário de Governo e Relações Institucionais, Eduardo de Moraes, também compôs a mesa para acompanhar as reivindicações da população representando o Poder Executivo.
Logo no início da reunião o presidente do Saema explicou aos moradores sobre o que vem acontecendo no sistema de abastecimento que tem prejudicado os moradores. “Como o sistema é antigo, água precisa fazer um caminho muito longo para chegar até os bairros, com isso corre o risco de dar problema e uma das várias bombas que a água precisa passar para chegar até a região”, justificou.
Cerri informou os moradores que será implantado um novo sistema para abastecimento que sairá direto do Saema, passando pela Fazenda Santa Lúcia e atravessará a Rodovia Anhanguera para chegar a região norte. “O caminho será direto e a água terá mais pressão. Também serão instalados dois grandes reservatórios para abastecimento”, disse o presidente afirmando ainda que a obra é prioridade para o próximo ano.
Em seguida os parlamentares ouviram os pronunciamentos de moradores. A maioria dos que se manifestaram trouxe mais de uma reivindicação ou dúvida.
Além da falta de água, os moradores reivindicaram por limpeza de terrenos baldios e dedetização. Foi sugerido também a construção de plataforma de descarte para entulho. Os cidadãos pediram melhorias no passeio público, principalmente em locais com grandes árvores na calçada que atrapalham a passagem dos pedestres e o trânsito. Foi questionado sobre o fornecimento de material escolar e sobre o preço da passagem de ônibus. Solicitaram ainda a promoção de mais atividades e melhorias em áreas de lazer e esporte.
Todas as manifestações foram registradas para serem respondidas ou encaminhadas. Questões que sejam de atribuições da Prefeitura serão remetidas ao Poder Executivo. Dúvidas ou reivindicações de outros órgãos também serão encaminhadas. A Câmara vai acompanhar todas as questões levantadas e manter o cidadão informado do seu andamento.
No próximo ano a Câmara fará um balanço das atividades e poderão ser realizadas novamente as reuniões por região, em bairros e escolas que não receberam o programa neste ano.
Publicado em: 06/12/2013 16:56:00
Publicado por: Imprensa