A Câmara Municipal de Araras realizou nessa sexta-feira (13), o terceiro plantio de mudas de árvores por meio do programa Carbono Zero. A ação foi realizada no Bosque "José Fernandes de Mattos - Ararinha" e mais de 600 mudas foram plantadas.
As mudas foram fornecidas pelo Centro Ambiental "Sérgio Roberto Ieda" da Aehda (Associação de Educação do Homem de Amanhã de Araras), que foi contratada pela Câmara e também é responsável pelo manejo e manutenção das mudas durante o período de um ano.
Colaboraram com o plantio os jovens do projeto “Meninos Ecológicos” da Aehda, em parceria com a Elektro, o presidente da Câmara Breno Cortela (PT), o vereador Carlos José da Silva Nascimento - Zé bedé (PT), funcionários da Câmara Municipal e vereadores-jovens. Na ocasião também estiveram presentes o engenheiro agrônomo José Mauro Oliveira Araújo, gerente do Centro Ambiental e o coordenador do CAM (Centro de Atendimento ao Munícipe) “Guerino Bertolini”, José Gonçalves Filho (Paraíba).
O cálculo da emissão de gás carbônico gerado pela Câmara foi realizado gratuitamente pela empresa ambiental Plannus Incorporadora, seguindo orientações da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) e do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).
Antes do início do plantio o gerente do Centro Ambiental, José Mauro Araújo, explicou como será feita a recomposição da mata do Bosque Ararinha. “Nós optamos em plantar três tipos de árvores, pioneiras, secundárias e clímax. As árvores pioneiras são espécies menores e crescem mais rápido. A proposta é cicatrizar com mais eficiência e rapidez este espaço degradado”, afirmou.
O coordenador do CAM, o Paraíba, contou sobre as ações que vem sendo realizadas pela Prefeitura, como a colocação de lixeiras em todo o entorno do bosque. Ele também acrescentou que a ideia é implantar um projeto de lazer para a população, com trilhas ecológicas, além de propiciar pesquisas ambientais.
O presidente da Câmara, Breno Cortella, afirmou que o objetivo do programa é servir de exemplo para toda a cidade. “Poucas pessoas tem consciência da importância desse espaço para o município, que é a maior área verde dentro do ambiente urbano. Por isso precisamos somar forças e preservar esse espaço rico de mata nativa, servindo também de exemplo para que outras instituições realizem a neutralização de suas emissões de carbono”, disse.
O programa "Carbono Zero" foi criado pela resolução nº 10 de 11 de agosto de 2009, de autoria do vereador Breno Cortella, e tem o objetivo de neutralizar as emissões de gás carbônico gerados durante o ano pelo Poder Legislativo local, realizando o plantio de mudas em áreas públicas de conservação e preservação ambiental.
A Câmara já realizou dois plantios de mudas na represa “João Ometto Sobrinho”, do córrego “Água Boa", na gestão do então presidente Irineu Norival Marretto. Em 2012 foi realizado o segundo plantio e em 2011 o primeiro.
Esse programa da Câmara também conta com apoio da Prefeitura Municipal de Araras, do Departamento de Meio Ambiente do Saema (Serviço Municipal de Água Esgoto e Meio Ambiente de Araras) e do Centro de Atendimento ao Munícipe "Guerino Bertolini".
O Programa Carbono Zero tem como conceito-base a quantificação de emissões de gases de efeito estufa, associadas com as atividades de indivíduos e da instituição e a respectiva compensação através do co-financiamento de projetos que sequestrem ou evitem emissões em quantidade equivalente, através do plantio de mudas.
O Bosque "José Fernandes de Mattos - Ararinha" tem uma área de 146 mil m² de vegetação secundária e é o maior espaço verde na zona urbana da cidade.
Publicado em: 13/12/2013 16:20:00
Publicado por: Imprensa