Promotor de justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo Dr. Darcy Paulillo dos Passos dará depoimento aberto ao público na terça-feira (17)
Desde outubro a Comissão da Verdade da Câmara de Araras vem coletando depoimentos e testemunhos para esclarecimentos do período da ditadura militar. Até o momento sete cidadãos contribuíram com os registros. O próximo depoimento será do promotor público aposentado Darcy Paulillo dos Passos. O testemunho será aberto ao público e acontecerá na terça-feira (17), às 15h, no Plenário “Bruno Moysés Batistela”.
O promotor nasceu em 12/11/1929 em São Paulo, é formado em direito e economia pela USP – Universidade de São Paulo e foi deputado federal por três mandatos. Durante o período da Ditadura Militar o promotor exerceu sua profissão no município de Araras.
Darcy participou da Conferência Interamericana de Ministros do Trabalho, OEA (Organização dos Estados Americanos) em Bogotá/Colômbia (1963); Missão Cultural nos Estados Unidos (1984); Observador Parlamentar da Delegação do Brasil à XLI Sessão da Assembleia das Nações Unidas (1986).
Os testemunhos coletados pela Comissão da Verdade possuem como intuito obter informações em relação a violações de direitos humanos e ofensas à democracia ocorridas em Araras, seja contra suas instituições ou contra pessoas com vínculo com o município durante o período fixado entre os anos de 1964 e 1985, período da Ditadura Militar no Brasil.
A Comissão terá o prazo até o dia 1º de abril de 2014 para conclusão dos trabalhos, devendo apresentar, ao final, relatório contendo as atividades realizadas, os fatos examinados, as conclusões e recomendações. A data faz referência ao dia 1º abril de 1964, data do Golpe Militar, o qual completará 50 anos no próximo ano. Nesse dia foi deposto o presidente João Goulart, o Jango.
Publicado em: 16/12/2013 14:45:00
Publicado por: Imprensa