Notícias

Notícias da Câmara



Cidadãos contribuem com depoimentos para Comissão da Verdade

Promotor de justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo Dr. Darcy Paulillo dos Passos dará depoimento aberto ao público na terça-feira (17)

 

Desde outubro a Comissão da Verdade da Câmara de Araras vem coletando depoimentos e testemunhos para esclarecimentos do período da ditadura militar. Até o momento sete cidadãos contribuíram com os registros. O próximo depoimento será do promotor público aposentado Darcy Paulillo dos Passos. O testemunho será aberto ao público e acontecerá na terça-feira (17), às 15h, no Plenário “Bruno Moysés Batistela”.  

O promotor nasceu em 12/11/1929 em São Paulo, é formado em direito e economia pela USP – Universidade de São Paulo e foi deputado federal por três mandatos. Durante o período da Ditadura Militar o promotor exerceu sua profissão no município de Araras.

Darcy participou da Conferência Interamericana de Ministros do Trabalho, OEA (Organização dos Estados Americanos) em Bogotá/Colômbia (1963); Missão Cultural nos Estados Unidos (1984); Observador Parlamentar da Delegação do Brasil à XLI Sessão da Assembleia das Nações Unidas (1986).

Os testemunhos coletados pela Comissão da Verdade possuem como intuito obter informações em relação a violações de direitos humanos e ofensas à democracia ocorridas em Araras, seja contra suas instituições ou contra pessoas com vínculo com o município durante o período fixado entre os anos de 1964 e 1985, período da Ditadura Militar no Brasil.

A Comissão terá o prazo até o dia 1º de abril de 2014 para conclusão dos trabalhos, devendo apresentar, ao final, relatório contendo as atividades realizadas, os fatos examinados, as conclusões e recomendações. A data faz referência ao dia 1º abril de 1964, data do Golpe Militar, o qual completará 50 anos no próximo ano. Nesse dia foi deposto o presidente João Goulart, o Jango.





Publicado em: 16/12/2013 14:45:00

Publicado por: Imprensa