Economia dos recursos públicos, participação popular e recorde de acessos em site foram assuntos tratados em coletiva de imprensa
Na tarde de quarta-feira (8) a Câmara Municipal promoveu uma coletiva de imprensa para prestar contas das ações realizadas no ano de 2013. A apresentação foi feita pelo presidente da Casa, vereador Breno Cortella (PT). O vice-presidente, vereador Eder Muller (PROS) também participou do encontro, que contou ainda com a presença dos servidores do Legislativo.
Durante a exposição o presidente da Câmara informou alguns dados da gestão, destacando inicialmente a economia do Legislativo. Foi devolvido à Prefeitura no final do ano o valor de R$ 1.605.239,95, fruto da economia dos recursos públicos. A Câmara de Araras é identificada por ser uma Casa muito econômica, com baixo gasto anual e por habitante. Segundo levantamento da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), do ano de 2012, a despesa em Araras com o Legislativo é uma das menores do Estado de São Paulo.
Breno Cortella ressaltou também a participação popular em atividades promovidas pelo Poder Legislativo. No ano de 2013 foram promovidas 13 audiências públicas e um total de 36 munícipes usou a Tribuna Livre em sessões ordinárias. Além disso, a Câmara foi em cinco regiões da cidade para ouvir a população através do programa “Câmara Participativa”. Cerca de 90 cidadãos compareceram nas reuniões e 121 reivindicações foram encaminhadas ao Poder Executivo. O projeto “Câmara Cidadã” recebeu centenas de alunos de mais de 20 escolas de Araras.
O presidente informou ainda sobre a reforma do plenário “Bruno Moysés Batistela” durante o período de recesso neste mês de janeiro. A intenção é adequar e garantir mais acessibilidade aos munícipes com necessidades especiais.
Recorde de acessos
Outro dado informado foi o recorde de acessos obtidos com o site da Câmara que ganhou novo layout em maio de 2013. Até o final do mês de dezembro o site contou com mais de 520 mil visualizações. A página foi totalmente reestruturada com uma plataforma mais moderna e acessível. Essa facilidade de acesso às informações foi um dos fatores que contribuiu com o número.
Conforme estatística do sistema que gerencia o site do Legislativo, em 2012 foram 71.952 acessos, 2011 (74.868), 2010 (349.298), 2009 (330.977), 2008 (171.204), 2007 (184.426), 2006 (42.902).
Conforme o site de gerenciamento em janeiro de 2013 foram (7.125), fevereiro (6.568), março (7.197), abril (6.717), maio (43.512), junho (68.828), julho (74.067), agosto (60.168), setembro (56.695), outubro (68.625),novembro (54.537) e dezembro (68.047).
Segundo o presidente, o recorde pode ser atribuído ao novo conceito de comunicação da Casa, aliado com a politica de transparência das atividades legislativas. “O site ganhou agilidade, possibilitando uma consulta mais completa, simples e direta, além de estar compatível com as redes sociais, permitindo que muitos munícipes visitem e conheçam a página do Poder Legislativo Municipal”, acrescentou.
Para facilitar pesquisas e tirar as principais dúvidas dos cidadãos, o novo site conta com o SIC (Sistema de Informações ao Cidadão), em cumprimento a Lei de Acesso à Informação.
O endereço eletrônico do site foi alterado em junho de 2013 e ganhou um novo domínio: www.araras.sp.leg.br. A substituição da extensão .gov.br por .leg.br teve o propósito de marcar o espaço institucional do Poder Legislativo na rede mundial de computadores, diferenciando da página do Poder Executivo (.gov) e do Poder Judiciário (.jus).
O .leg.br é administrado pelo Senado Federal, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) por meio de seu programa Interlegis. O Interlegis é um programa de modernização e integração do Poder Legislativo nos seus níveis federal, estadual e municipal e de promoção da maior transparência e interação desse Poder com a sociedade.
Nos menus laterais do site o visitante encontra alguns ícones como o “Como se cria uma lei”, no qual o cidadão irá visualizar de forma didática, clicando em setas indicativas, e entender como surge uma lei. Também pode ser consultado em outro ícone o uso de veículos do Legislativo. A população poderá acompanhar no ícone “Eventos”, o calendário de atividades da Casa.
A Comissão da Verdade, instituída na Câmara de Araras, também ganhou um espaço de destaque no site. O cidadão que quiser colaborar com a história da cidade e do País, pode enviar vídeos e fotos do período da Ditadura Militar no Brasil por meio deste espaço na página.
Quem quiser participar ou ter informações dos Conselhos Municipais pode também acessar o ícone “Casa dos Conselhos”. O espaço Casa dos Conselhos disponibiliza dados sobre os conselhos existentes na cidade.
Outro recurso do novo site é o “pop-up”, que é usado para divulgar eventos ou informações de utilidade pública. Ao visitar a página da Câmara, uma janela extra é aberta automaticamente pelo navegador.
O site do Legislativo continua disponibilizando espaço para pesquisa de projetos de leis e legislações, além de transmitir ao vivo as sessões ordinárias, extraordinárias, solenes e demais atividades parlamentares pela internet.
Na página é possível assistir as sessões camarárias ao vivo. Os vídeos permanecem disponíveis na íntegra para visualizações e downloads. As sessões também podem ser acompanhadas ao vivo pelo rádio (Araras FM 107,7 Khz) e pela televisão (TV Opinião - Canal 51 ou 98 e 198 da NET).
Também foi desenvolvido pela Diretoria de Comunicação um canal no YouTube com vídeos curtos de pronunciamentos dos parlamentares, e trechos da sessão que podem ser assistidos e compartilhados.
Publicado em: 09/01/2014 10:09:00
Publicado por: Imprensa