O presidente da Câmara Municipal de Araras, vereador Breno Cortella (PT) entregou na manhã de terça-feira (21) moção de congratulações à Escola Estadual “Francisco Graziano” pela publicação do livro “Crônicas”. Foram homenageados com a moção o professor Ângelo Pícolli, organizador e responsável pelo projeto, o diretor Joemil Aparecido Quenzer, a vice-diretora Maria Izabel Cabrini, a coordenadora de ensino médio Sirlei Casarin Pereira, a responsável pela revisão, professora Daniela Marchetti e a professora responsável pela capa da publicação Luciana Mercadante.
A Escola Estadual “Francisco Graziano” realizou em novembro de 2013 a publicação do livro “Crônicas”, uma coletânea de 28 crônicas elaboradas pelos alunos do ensino médio. Este foi o primeiro livro elaborado pelos estudantes da escola, culminando com ano do cinquentenário de fundação da escola.
Ao entregar a moção, Breno Cortella parabenizou os docentes e estudantes pela realização do projeto. “Pelo estímulo à leitura e pelo grande incentivo à educação e a cultura de nossa cidade, congratulo os idealizadores do projeto, os estudantes autores e todos incentivadores e apoiadores”, disse o presidente. A publicação foi possível por meio do Programa "Ensino Médio Inovador" (ProEMI), do Ministério da Educação do Governo Federal, responsável pelo financiamento.
O Programa Ensino Médio Inovador- ProEMI, instituído pela Portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009, integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, como estratégia do Governo Federal para induzir a reestruturação dos currículos do Ensino Médio.
O objetivo do ProEMI é apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de ensino médio, ampliando o tempo dos estudantes na escola e buscando garantir a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico, atendendo também as expectativas dos estudantes do Ensino Médio e às demandas da sociedade contemporânea.
A Escola Estadual “Francisco Graziano" completou 50 anos no dia 30 de novembro de 2013. A comemoração ocorreu durante todo o ano e contou com exposição de fotos antigas e visita de ex-alunos e professores. Foi montada também uma galeria com troféus conquistados ao longo dos anos pelos estudantes. Para celebrar a data a escola retomou o projeto de fanfarra e reativou a biblioteca. Além disso, lançou o seu primeiro livro “Crônicas” e promoveu uma solenidade de aniversário que contou com a presença de alunos, professores e autoridades.
Os autores e autoras das crônicas e das ilustrações contidas no livro são: Bárbara Bueno da Silva, Adan Richer Ferreira, Antonia Ap. Bueno, Renata Costa Santos, Rafaela Begnami, Mariana Beatriz P. Brucieri, Thainá Trombini, Bruno de Ponte, Marcela Eduarda Schuks, Dara Vassoler Botelho, Thaís Gabriela Olivato, Gabriel Arsene de Souza, Hiago Henrique Bento da Silva, Jaqueline Batista Generoso, Juliana Aparecida Lima dos Santos, Julia Fernanda Catini, Lucas Pereira da Silva, Mariana Vilela de Melo, Rafaela Sommer Macedo, Michele Cristina Santana, Alana Rodrigues Martins, Thainá Verena da Silva, Wagner de Almeida Zoré, Jeferson Luiz Pereira, Gabrielle Cagnin Patrinhani, Andressa Salviano Calisto, Rosiane Santos Silva, Raiane Sommer Macedo, Nathália Ap. Cavalcante, Laila Cristina Oliveira da Cruz, Fernanda Theodoro, Rai ane Aparecida Biscaino, Júlia de Cássia Papesso Elisama Naara Sabino de Faria, Isabela Caroline da Silva.
Francisco Graziano foi vereador por dois mandatos e prefeito de Araras em 1948/1949. O primeiro mandato como vereador ocorreu na 2ª Legislatura (1952/1955), sendo presidente da Câmara em 1954. Foi reeleito na 3ª Legislatura (1956/1959) e também foi presidente no biênio 1956/1957. Faleceu no dia 10 de setembro de 1970.
Publicado em: 22/01/2014 16:47:00
Publicado por: Imprensa