Na tarde de quarta-feira (29) foi realizada uma reunião na Câmara Municipal com diretores de escolas para iniciar os procedimentos de composição da nova legislatura da Câmara-Jovem. O presidente do Legislativo, vereador Breno Cortela definiu com os diretores um calendário para organizar o período de inscrição e eleição dos futuros vereadores-jovens.
Participaram da reunião representantes das escolas E.E. Dr. Césario Coimbra, E.E. Carlota Fernandes de Souza Rodini, E.E. Profª Judith Ferrão Legaspe, E.E. Profª Maria Rosa Nucci Pacífico Homem, E.E. Profº Vicente Ferreira dos Santos, Anglo e Objetivo.
Também esteve presente a dirigente regional de ensino de Pirassununga, Lucimeire dos Santos. A dirigente foi convidada pelo presidente para apoiar a participação das escolas no projeto. Em março de 2013 o presidente Breno Cortella visitou a Diretoria de Ensino da Região de Pirassununga, a qual abrange Araras, para apresentar os projetos Câmara-Jovem e Câmara Cidadã, desenvolvidos pelo Legislativo com a participação das escolas. A Diretoria Regional de Ensino é órgão do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria da Educação e responsável pelas escolas de sua jurisdição.
Durante a reunião com os diretores foi definido o período de inscrição para participar da Câmara-Jovem. Os estudantes interessados devem procurar a direção de suas escolas e se inscreverem entre 17 e 19 de fevereiro. Após a inscrição os jovens poderão fazer campanhas em suas escolas e serem eleitos pelos colegas. A votação acontecerá no dia 11 de março em todas as escolas. A eleição deverá acontecer no mesmo dia em todas as escolas participantes e em seguida os documentos dos jovens eleitos devem ser enviados à Câmara Municipal.
A posse dos vereadores-jovens da 13ª Legislatura acontecerá durante a semana de comemorações do aniversário do município, celebrado no dia 24 de março.
Destinada aos estudantes entre 16 e 18 anos, a Câmara-Jovem foi instituída por meio de projeto de seu então presidente. ex-vereador Irineu Norival Maretto. Foi criada pelo decreto legislativo nº 6/2001 e tem o intuito de despertar na juventude ararense a consciência de cidadania, voltada à política participativa. O então secretário administrativo da Câmara, ex-presidente e ex-vereador Pedro Pessoto Filho, que faleceu no ano passado, foi um dos principais idealizadores e incentivadores da Câmara-Jovem. Os vereadores-jovens podem apresentar proposituras para a melhoria do município que são encaminhas ao Executivo e Legislativo como sugestões.
Não há remuneração para o exercício desta função e o mandato dos vereadores é de um ano. As sessões ordinárias acontecem na primeira terça-feira de cada mês, no Plenário “Bruno Moysés Batistela”. As sessões da Câmara-Jovem também são transmitidas ao vivo pelo site www.camara-araras.sp.gov.br.
Publicado em: 31/01/2014 09:54:00
Publicado por: Imprensa