Pensando no futuro o vereador Valdevir Carlos Anadão - Professor Dê (PT) protocolou indicação de projeto denominado de Selo Verde, o qual visa estimular e mobilizar ações pela sustentabilidade.
O vereador justificou que muitos dos males que afligem o planeta hoje se baseiam em estilo de vida consumista e excessivo; e principalmente o uso intensivo dos recursos naturais. Segundo Dê, a expansão agrícola e urbanização são algumas das principais formas de “pressão” sobre áreas verdes.
“Pensando na redução deste problema indicamos ao Executivo a criação do projeto Selo Verde, o qual com iniciativas simples virá a minimizar e reverter esta situação contribuindo na preservação do meio ambiente e na qualidade de vida dos ararenses”, disse Professor Dê.
O projeto permite que empresas, clubes, autônomos, pessoas interessadas fiquem responsáveis por um espaço delimitado pelo Poder Executivo, e que cuide do mesmo por algum tempo, plantando, limpando e preservando o local com respaldo da Secretaria do Meio Ambiente, a qual depois do tempo averiguará as melhorias que ocorreram.
A obtenção do selo também poderá ser feita por meio do resgate de carbono. Por meio de parcerias os interessados poderão calcular a sua “pegada” de carbono e através dessa medição compensar a emissão através do plantio de árvores, neutralizando sua emissão de CO2.
No final quem participou do projeto poderá receber o selo verde, sendo participante ativo das melhorias decorrentes de sua ação junto ao município.
“Será uma forma de colaborar com a preservação de recursos naturais como fauna e flora nativa, o solo e cursos d’água. Este é mais um incentivo a iniciativas inovadoras, com o objetivo de desenvolvimento social e proteção ambiental de forma ética e sustentável”, completou Dê.
Assessoria do vereador Valdevir Carlos Anadão – Profº Dê (PT)
Publicado em: 04/02/2014 16:14:00
Publicado por: Imprensa