Notícias

Notícias da Câmara



Equipe de robótica do Insa apresenta projeto contra enchentes na Câmara

 

Na 3ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira (17) participaram da Tribuna Livre o professor do Insa (Instituto Nossa Senhora Auxiliadora) Leonardo Curtulo Leandro e o aluno Augusto Henrique Peruchi. Os dois apresentaram aos parlamentares uma proposta tecnológica para prevenção de enchentes.

O professor incialmente falou sobre o projeto de educação tecnológica e pesquisa desenvolvida na escola. “O projeto da robótica vai muito além da construção de robôs, ele desenvolve o trabalho em equipe, conscientização ambiental, promove o envolvimento dos alunos com a cidadania, autonomia e empreendedorismo”, acrescentou Leandro.  

A equipe formada por estudantes do 9º ano, denominada de “InsaBots”, participou no final do ano do torneio regional de robótica FIRST® LEGO® League (FLL), em São Caetano do Sul/SP. Eles disputaram com 41 equipes do Estado de São Paulo e conquistaram a classificação para o campeonato nacional que acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro, em Brasília/DF.

Com o tema “Fúrias da Natureza”, a missão das equipes participantes desta edição do campeonato é propor soluções inovadoras para prevenir desastres naturais como tornados, tempestades, terremotos, tsunamis, enchentes, deslizamentos de terra, entre outros. 

Os estudantes ararenses elaboraram um projeto barato e eficiente para solucionar os problemas com enchentes no município. Durante a sessão o aluno Augusto Henrique Peruchi apresentou aos vereadores e vereadoras a proposta que pode beneficiar toda a população.  

Augusto comentou que a equipe esteve na Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade, conversando com o secretário Felipe Beloto sobre as medidas que vem sendo adotadas pela prefeitura para solucionar o problema.  O aluno informou que o secretário deu apoio ao projeto e que o mesmo se mostrou otimista na implantação das propostas da equipe.

“Com a solução da prefeitura, nós buscamos uma solução barata e eficiente baseada em quatro medidas. A primeira é a construção de uma mureta ao logo da margem dos rios, com comportas que só abram em uma direção. A segunda ideia é a instalação de pluviômetros automáticos que funcionam com energia solar. Terceira é uma placa sinalizadora nas entradas das marginais que emitem sinal de alerta. A quarta medida são comportas individuais para os moradores próximos as marginais colocarem nas entradas de suas casas”, explicou o estudante que também mostrou algumas soluções alternativas como o asfalto ecológico ou permeável e cisterna para retenção de água pluvial.

Após a apresentação do aluno, os vereadores parabenizaram o trabalho desenvolvido pela equipe e demonstraram preocupação com a questão das enchentes.  

 

Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos




Publicado em: 18/02/2014 14:41:00

Publicado por: Imprensa