Na última sessão ordinária da Câmara (17), o presidente da Câmara Municipal, vereador Breno Cortella (PT), destacou a indicação que fez ao Executivo Municipal sobre o programa “Conservador de Águas” de incentivo à preservação dos mananciais e da mata ciliar de Araras.
O Programa "Conservador de Águas" é uma política ampliada de proteção às áreas de mananciais, incentivando financeiramente os proprietários rurais que seguirem determinados critérios de preservação. "É um apoio àqueles que terão a tarefa de conservar os rios e nascentes que tem grande importância para o abastecimento da cidade", afirmou.
Breno lembra da grande repercussão que teve o Programa IPTU Sustentável, aprovado pela Câmara Municipal e colocado em prática pelo Poder Executivo nesse começo de ano. “É fundamental o incentivo ao proprietário que preserva o meio ambiente e vimos isso com o sucesso do IPTU Sustentável, que teve várias adesões e estimulará medidas ambientais ao longo dos anos”, reforçou o vereador que também foi autor dessa indicação.
O presidente da Câmara Municipal explica que de acordo com o Programa “Conservador de Águas”, o município também poderá firmar acordos com outros órgãos, governamentais e não-governamentais, para apoio técnico e financeiro. “As características das propriedades, as ações e as metas serão definidas mediante processo técnico, com objetivo de preservação de solo, aumento da cobertura vegetal e implantação de saneamento ambiental nas propriedades rurais para garanti a conservação efetiva da água, dos rios e dos mananciais de abastecimento de Araras”, destacou Breno.
O vereador ressalta que o programa poderá ser desenvolvido pelo Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Araras). Para ele a medida pode garantir a economia de recursos a longo prazo, visto que pode prorrogar e otimizar a atual capacidade de captação e preservação das represas de abastecimento.
Breno espera contar com o apoio do Poder Executivo para a implantação desse programa. “A exemplo de outras iniciativas no país e no mundo o Saema e a Municipalidade estarão investindo na "produção" da água, bem natural essencial”.
Uma das cidades pioneiras nesse programa no Brasil foi Extrema, em Minas Gerais. A iniciativa premiada aparece com frequência na imprensa nacional como um exemplo de sucesso.
GABINETE DO VEREADOR BRENO CORTELLA (PT)
Publicado em: 19/02/2014 15:42:00
Publicado por: Imprensa