Na tarde de sexta-feira (28) o presidente da Câmara de Araras, Breno Cortella (PT) e o vereador Marcelo de Oliveira (PRB) estiveram na Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) em Mogi Guaçu para obter informações sobre a instalação da FMC Agrícola no município.
A visita foi agendada pelo presidente da Câmara para a análise do processo de licenciamento ambiental concedido pela Cetesb. Os parlamentares foram recebidos por técnicos e extraíram cópia integral do processo da licença prévia para instalação da indústria.
Por determinação do presidente do Legislativo, os documentos estão sendo organizados e digitalizados para serem disponibilizados para consulta pública no site da Câmara Municipal. Nos relatórios apresentados contém informações sobre os processos que serão desenvolvidos na empresa, os produtos e matérias primas, normas de segurança, técnicas de manuseio, armazenamento e transporte.
O presidente Breno esclareceu que a visita a Cetesb teve o intuito de aprofundar as informações sobre o projeto da empresa na cidade. "A Cetesb tem essa responsabilidade de conceder a licença ambiental, portanto esses documentos nos permitirão uma análise detalhada dos processos envolvidos na instalação. Todos nós temos uma preocupação ambiental e esses dados são relevantes para podermos entender melhor o que será feito", afirmou o vereador.
O presidente Breno Cortella também informou que será agendada para a próxima semana uma audiência pública na Câmara para debater esse assunto. A audiência está prevista para a próxima terça-feira (11), a qual vem sendo programada desde a semana passada.
Conforme relatório da companhia, a empresa poderá ser implantada desde que adote as necessárias técnicas de retenção dos poluentes no ar, água e solo. Assim como os ruídos e vibrações geradas pelas atividades do empreendimento deverão ser controladas de modo a evitar incômodos ao bem estar público.
De acordo com informações da Cetesb para a emissão da licença de instalação foram analisados aspectos ambientais relacionados às legislações estaduais e federais. A FMC deverá ainda obter a licença de operação antes de iniciar as atividades, a qual engloba aspectos de segurança das instalações.
FMC
A FMC é uma indústria química norte-americana que produz defensivos agrícolas. De acordo com a multinacional, a fábrica de Araras irá complementar a capacidade de produção do parque industrial já existente em Uberaba (MG) e deve gerar mais de 120 empregos diretos e, na fase de construção, aproximadamente 350 empregos indiretos. O investimento da empresa no município será de R$ 120 milhões.
A unidade de Araras produzirá as mesmas soluções tecnológicas já realizadas em Minas Gerais, produtos que controlam doenças e pragas nas lavouras e aumentam a produtividade, contribuindo com o dia a dia e a rentabilidade do produtor rural.
A produção da unidade de Araras será destinada ao mercado nacional e também internacional, com exportação para países da América do Sul e da América Central.
Com informações da Secom/PMA
Publicado em: 05/03/2014 11:35:00
Publicado por: Imprensa