Durante a semana várias escolas escolheram seus representantes que irão compor a 13ª Legislatura da Câmara-Jovem. A maioria das instituições definiu seus representantes por eleição. Uma novidade implantada pela Câmara Municipal neste ano foi criação de um sistema para votação eletrônica.
O software foi desenvolvido após pedidos de diretores de escolas e dos atuais vereadores-jovens para facilitar o processo de escolha dos candidatos. A Câmara Municipal hospedou em seu próprio site um sistema com acesso restrito apenas para escolas participantes. As instituições que optaram pela votação eletrônica (Alberto Feres, Sesi e Vicente Ferreira) possuíam um cadastro com senha, o qual permitia o acesso exclusivo aos estudantes eleitores.
O software foi criado gratuitamente pelo estudante do curso de Sistemas de Informação da Fatec de Sorocaba, Arthur Mendes de Oliveira, que também foi ex-aluno da ETEC “Prefeito Alberto Feres”, que foi contatado pelo presidente da Câmara-Jovem, João Victor Teixeira. Funcionários da Câmara e os vereadores-jovens da 12ª e atual legislatura auxiliaram no processo eleitoral realizado pelas escolas.
O diretor da Escola Estadual “Vicente Ferreira dos Santos”, Itacir Barreti foi um dos incentivadores da criação do novo sistema. “Nossa escola já havia feito em outros anos a votação eletrônica em parceria com uma escola de informática, por isso sugeri a implantação de um sistema semelhante para que todas as escolas pudessem realizar o mesmo modelo de votação. Neste ano o processo de escolha foi mais prático e eficiente”, contou Barreti que ainda agradeceu aos presidentes da Câmara Municipal e da Câmara-Jovem por acatarem a ideia.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Breno Cortella destacou a importância do processo eleitoral. "Toda a escola participa e os estudantes eleitores têm a tarefa de escolher bons representantes, e ainda ficou mais simples com a votação eletrônica", disse Breno que foi o primeiro presidente da Câmara-Jovem, no ano de 2002.
A próxima composição da Câmara-Jovem contará com a participação de alunos e alunas de 11 escolas, são elas: ETEC Prefeito Alberto Feres, EE Profº Vicente Ferreira dos Santos, EE Dr. Césario Coimbra, EE Carlota Fernandes de Souza Rodini, EE Profª Maria Rosa Nucci Pacífico Homem, EE Francisco Graziano, EE Profª Judith Ferrão Legaspe, Colégio Objetivo, Liceu Anglo, INSA – Instituto Nossa Senhora Auxiliadora e Sesi.
Durante os meses de janeiro e fevereiro os vereadores da Câmara Municipal, junto com os vereadores da 12ª Legislatura da Câmara-Jovem, visitaram escolas que possuem ensino médio para divulgar o processo de escolha da nova legislatura.
Para o presidente da Câmara-Jovem João Victor Teixeira a divulgação feita nas escolas colaborou com o aumento do número de participantes neste ano. “Fiquei feliz com a participação da juventude, somente na minha escola (Alberto Feres) foram oito candidatos. Isso mostra o interesse dos jovens pela política, principalmente entre as meninas, que na próxima legislatura será a maioria”, disse.
A posse dos vereadores-jovens da 13ª Legislatura acontecerá durante a semana de comemorações do aniversário do município, dia 25, às19h, no Plenário “Bruno Moysés Batistela”.
Destinada aos estudantes entre 15 e 18 anos, a Câmara-Jovem foi instituída por meio de projeto de seu então presidente. ex-vereador Irineu Norival Maretto. Foi criada pelo decreto legislativo nº 6/2001 e tem o intuito de despertar na juventude ararense a consciência de cidadania, voltada à política participativa. O então secretário administrativo da Câmara, ex-presidente e ex-vereador Pedro Pessoto Filho, que faleceu no ano passado, foi um dos principais idealizadores e incentivadores da Câmara-Jovem. Os vereadores-jovens podem apresentar proposituras para a melhoria do município que são encaminhas ao Executivo e Legislativo como sugestões.
Não há remuneração para o exercício desta função e o mandato dos vereadores é de um ano. As sessões ordinárias acontecem na primeira terça-feira de cada mês, no Plenário “Bruno Moysés Batistela”. As sessões da Câmara-Jovem também são transmitidas ao vivo pelo site www.camara-araras.sp.gov.br.
Fotos
Legenda: Alunos votaram em seus candidatos via internet na escola Alberto Feres.
Confira os eleitos para a 13ª Legislatura da Câmara-Jovem:
Sesi
Vereadora – Amanda Peixoto Lacerda
1ª suplente – Karina Natieli de Souza
2º suplente – Caio Oliveira Zorel
ETEC Prefeito Alberto Feres
Vereadora – Natalia Abertini
1ª suplente – Alana Menezes
2ª suplente – Kayele Mayara da Silva
EE Profº Vicente Ferreira dos Santos
Vereadora – Bianca Cristina da Silva
1º suplente – Samuel de Azevedo Sabino
2º suplente – Matheus Henrique Zanfolin
EE Dr. Cesário Coimbra
Vereador - Nivaldo Bombo Neto
EE Carlota Fernandes de Souza Rodini
Vereador - Leonardo Ferrari Bueno
1º suplente - Murilo Henrique Alvez
2º suplente - Izabela Pereira
EE Profª Maria Rosa Nucci Pacífico Homem
Vereadora – Maria Carolina Cardoso da Silva
1ª suplente – Greice Kelly Santos
2ª suplente – Isadora de Andrade Ferreira
Objetivo
Vereador – André Luiz dos Santos Rocha Filho
1ª suplente – Mayra Daniele Trevisan Bernardo
INSA
Vereador – Felipe Pereira Polesel
1º suplente - Caio Gosslar da Silva Prado
2º suplente - Rodolfo Stival Menegari
Anglo
Vereador - Denner Djalter dos Santos Jr.
1ª suplente – Júlia Hirsgberg
2ª suplente - José Vitor Lagazzi
EE Francisco Graziano
Vereadora – Júlia Rodrigues de Azevedo
1ª suplente- Gabrielle Fernanda de Lima
2ª suplente – Bruna Fernanda Magrin
EE Profª Judith Ferrão Legaspe
Vereadora - Mirla Cristiny Ferraz Santos
1ª suplente - Letícia Grazielly Crispin
2º suplente - Bruno Henrique Lucindo
Publicado em: 14/03/2014 17:58:00
Publicado por: Imprensa