A vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB) protocolou nesta segunda-feira, dia 24, na Câmara Municipal de Araras, a proposta do projeto de Lei que institui o “Dia Municipal de Conscientização do Autismo no município de Araras”.
A data escolhida, dia 2 de abril, coincide com o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, criado pela Organização das Nações Unidas. Nessa data, diversas cidades do mundo promovem atividades como distribuição de folhetos, debates e encontros públicos, além da exibição de filmes, lançamentos de livros e estudos.
Todas as ações têm como objetivo a promoção e a conscientização do Autismo, enquanto uma síndrome que atinge setenta milhões de pessoas em todo o mundo, conforme estimativas da ONU. No Brasil, são quase dois milhões.
Nos últimos anos, nesta data, monumentos e prédios públicos ou referências das cidades têm sido iluminados de azul, que é a cor símbolo do Autismo, como forma de chamar a atenção da sociedade para a reflexão sobre esta síndrome. O azul foi definido como a cor símbolo do Autismo, porque a síndrome é mais comum nos meninos – na proporção de quatro meninos para cada menina.
O Autismo faz com que as pessoas percebam o mundo de forma diferente da maioria das outras pessoas. Geralmente têm dificuldades para expressar seus sentimentos e muitos não conseguem se comunicar plenamente sem ajuda especial. Também podem reagir ao que está acontecendo ao seu redor de forma inusitada, se incomodando com o barulho.
“No município de Araras existem cerca de 30 crianças com Autismo, nesse sentido, a criação do “Dia Municipal do Autismo” visa preencher essa lacuna, criando um dia específico para divulgação e conscientização em âmbito municipal, bem como, visa homenagear a cada ano, pessoas que tanto se dedicam para orientar e ajudar as pessoas autistas.”, destaca a vereadora Anete.
Crédito texto: Thiago Marquezin- Assessor da vereadora
Crédito da foto: Divulgação
Publicado em: 24/03/2014 17:00:00
Publicado por: Imprensa