Na semana de comemoração dos 143 anos de emancipação político-administrativa de Araras, a Câmara Municipal realizou na noite desta terça-feira (25) a Sessão Solene de diplomação e posse dos integrantes da 13ª Legislatura da Câmara-Jovem, vereadores-jovens e vereadoras-jovens titulares e seus respectivos suplentes.
A mesa da cerimônia foi composta pelo presidente do Legislativo, vereador Breno Cortella (PT), o vice-presidente Eder Muller, o prefeito Dr. Nelson Dimas Brambilla, o ex-presidente Irineu Norival Maretto, autor do projeto Câmara-Jovem, e o presidente da 12ª Legislatura da Câmara-Jovem João Victor Teixeira. Também estiveram presentes os vereadores, Eduardo Elias Dias – Du Segurança (PHS), Valdevir Carlos Anadão – Prof. Dê (PT) e vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB).
Depois da diplomação dos vereadores-jovens e suplentes foi realizado o juramento, proferido pelo estudante Nivaldo Bombo Neto. Durante a cerimônia também ocorreu a constituição da Mesa Diretora da Câmara-Jovem, eleita na noite de terça-feira (21), pelos seus próprios membros. A vereadora-jovem Bianca Cristina da Silva foi eleita presidenta; Natalia Albertini, vice-presidenta; Amanda Peixoto Lacerda, secretária; e Júlia Rodrigues de Azevedo, suplente de secretária. Um fato inédito é que nesses 12 anos de história da Câmara-Jovem é a primeira vez que uma Mesa Diretora é formada apenas por mulheres.
O vereador-jovem Felipe Pereira Polesel falou em nome de todos os colegas recém-empossados. “Nós, 11 vereadores-jovens estamos aqui para representar cada uma de nossas escolas e acima de tudo, todos os jovens ararenses. Nosso objetivo é fazer essa legislatura ser participativa e atuante na Câmara e reviver o protagonismo histórico dos jovens na política”, disse.
A professora da EE Prof. Vicente Ferreira dos Santos, Gilcelene Rogéria Ferreira dos Passos Cerri, manifestou em nome dos estabelecimentos de ensino envolvidos no projeto. “Um dos papéis da escola é formar cidadãos, dar aos alunos ensinamentos dos quais eles necessitam e orientá-los para a vida. Por meio dessa oportunidade oferecida pelo Poder Legislativo eles serão capaz de aplicar esses ensinamentos, compreender, inovar e transformar politicamente a realidade”, ressaltou.
O presidente da 12ª legislatura da Câmara-Jovem, João Victor Teixeira fez pronunciamento de boas-vindas aos novos membros e também de despedida. “Estamos encerrando hoje mais uma etapa de nossas vidas e também mais uma legislatura. Gostaria de agradecer a todos os nossos parceiros que contribuíram para o nosso sucesso. Parabenizo essa nova legislatura com grande participação feminina e que a partir de hoje, todos e todas possam realizar um mandato dinâmico, atuante e eficiente”, completou.
O ex-vereador Irineu Norival Maretto deu alguns conselhos para os jovens. “Vocês tem um caminho muito grande para galgar tanto aqui, como na vida. Vocês precisam conhecer o Legislativo, saber como ele é formado, acompanhar o Poder Executivo, suas secretarias e os Conselhos do Município”, disse.
Na ocasião o prefeito de Araras, Dr. Nelson Dimas Brambilla lembrou de como era a época da ditadura e a comparou com o momento que vivemos hoje de plena liberdade. “Vocês têm a oportunidade de estar vivendo esse momento e podem dar contribuições, somar esforços, e fazer uma reforma política, que é a coisa mais importante que precisamos fazer nesse país”, ressaltou.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Breno Cortella (PT) agradeceu ao ex-presidente Irineu Norival Maretto pela criação do projeto em 2001, com apoio do idealizador e também ex-vereador, Pedro Pessotto Filho, que na época era secretário administrativo da Câmara. “A Câmara-Jovem é um espaço de formação da juventude de Araras, de renovação da política, de oportunizar o protagonismo juvenil. Nós queremos que a Câmara-Jovem seja cada vez mais um espaço de abertura da Câmara Municipal para a sociedade”, completou.
A cerimônia contou ainda com a participação de um interprete de libras, o instrutor Nestor Lima, o qual traduziu o tempo todo os pronunciamentos para alunos presentes da Avida (Associação para Valorização e Inclusão das pessoas com Deficiência de Araras).
A 13ª Legislatura da Câmara-Jovem será composta por: Amanda Peixoto (Centro Educacional Sesi), André Luiz dos Santos Rocha Filho (Colégio Objetivo), Bianca Cristina da Silva (EE Prof. Vicente Ferreira dos Santos), Carolina Cardoso da Silva (EE Profª. Maria Rosa Nucci Pacífico Homem), Denner Djalter Ramos dos Santos (Liceu Anglo Araras), Felipe Pereira Polesel (Insa – Instituto Nossa Senhora Auxiliadora), Júlia Rodrigues de Azevedo (EE Francisco Graziano), Leonardo Ferrari Bueno (EE Carlota Fernandes de Souza Rodini), Mirla Cristiny Ferraz Santos (EE Profª. Judith Ferrão Legaspe), Natalia Albertini (ETEC Pref. Alberto Feres) e Nivaldo Bombo Neto (EE Cesário Coimbra).
Os primeiros suplentes de vereadores-jovens e vereadoras-jovens são: Karina Natieli de Souza (Centro Educacional Sesi), Mayara Daniele Trevisan Bernardo (Colégio Objetivo), Samuel de Azevedo Sabino (EE Prof. Vicente Ferreira dos Santos), Greice Kelly Carvalho Santos (EE Profª. Maria Rosa Nucci Pacífico Homem), Júlia Hirsgberg (Liceu Anglo Araras), Caio Gosslar da Silva Prado (Insa – Instituto Nossa Senhora Auxiliadora), Gabrielle Fernanda de Lima (EE Francisco Graziano), Murilo Henrique Alves (EE Carlota Fernandes de Souza Rodini), Letícia Graziely Crispim (EE Profª. Judith Ferrão Legaspe), Alana Farias Jesus Menezes (ETEC Pref. Alberto Feres) e Patrick Nobre Linhares (EE Cesário Coimbra).
Publicado em: 27/03/2014 10:17:00
Publicado por: Imprensa