Visando buscar mais informações sobre a multinacional FMC Agricultural Solutions, na terça-feira (25) o presidente da Câmara, Breno Cortella e os vereadores Carlos José da Silva Nascimento – Zé Bedé (PT), Eder Muller (PROS), Marcelo de Oliveira (PRB), Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP) estiveram em Uberaba/MG para conhecer a fábrica instalada na cidade há 34 anos. Os parlamentares realizaram a visita junto com o prefeito Dr. Nelson Dimas Brambilla, o vice-prefeito Carlos Jacovetti, secretários, servidores da Prefeitura e representante da sociedade civil.
O grupo foi recebido pelo gerente de planta da FMC Uberaba, Jorge José Jorge Neto, o qual fez uma apresentação inicial sobre a estrutura da fábrica. Ele também comentou sobre as diretrizes de segurança seguidas pela empresa. “Graças a programas muito bem estruturados alcançamos um padrão de segurança de alto nível. São 20 anos sem acidentes de trabalho com afastamento”, frisou Jorge Neto.
O gerente ainda informou que além de seguir a legislação local, a empresa também segue as normas americanas, assim como a matriz. “Realizamos frequentemente monitoramento ambiental de água, resíduos sólidos, ruídos, efluentes atmosféricos e controle de fumaça preta”, disse.
Após a apresentação, o grupo de Araras se preparou para visitar a fábrica. As autoridades conheceram os setores de produção de inseticidas, herbicidas e viram como funciona o processo desde a mistura, envase, rotulagem e lacre do produto. Conheceram também o laboratório de controle de qualidade, onde foram recebidos pelo responsável, Fernando Rosas. O chefe do laboratório afirmou que o departamento é um dos mais avançados do país. Na ocasião foi apresentado um recente investimento feito na vidraria usada no laboratório. O responsável explicou que a fábrica vem substituindo os vidros por um material mais resistente que não estilhaça. “Com isso nós também reduzimos a possibilidade de acidentes de trabalho no laboratório”, enfatizou Jorge Neto.
Em seguida as autoridades tiraram algumas dúvidas sobre o processo de produção com o gerente do Projeto Araras, Octavio Gerbasi. Alguns questionamentos foram baseados em perguntas feitas por munícipes na primeira audiência pública, realizada na Câmara Municipal no dia 14.
O prefeito Nelson Dimas Brambilla questionou aos representantes da FMC se a vinda da empresa traria riscos à população. Em resposta, o gerente da planta reforçou que 99% de incidentes são provocados pelo comportamento inseguro dos funcionários. “Aplicamos na fábrica o Programa de Segurança Compartilhada e transmitimos quais são os procedimentos mais seguros que devem ser adotados em casos de acidentes. No gerenciamento de riscos atuamos em duas frentes”, explicou o gerente.
Outros questionamentos foram levantados com relação a toxicidades dos defensivos. Esclarecendo, o chefe do laboratório de controle de qualidade da FMC Fernando Rosas foi enfático. “O problema da toxicidade está mais na aplicação do produto na lavoura do que na sua fabricação. Por isso, ministramos orientações para o uso adequado, sem geração de risco”, reforçou Fernando.
Também participaram da visita o secretário de Desenvolvimento Econômico, Geração de Emprego e Renda, Leonardo Dias; o presidente do Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente) Carlos Cerri Jr.; o diretor do Departamento de Meio Ambiente, Raul de Barros Winter; e o presidente do Prodeia (Programa de Desenvolvimento Econômico Integrado de Araras) Salvador Messias Brambilla.
Os vereadores Marcelo de Oliveira e Bonezinho permaneceram em Uberaba até esta quarta-feira, para manter contato com a Câmara de Uberaba, Prefeitura e outros órgãos daquele município.
Sobre a FMC Uberaba
A fábrica foi fundada em Uberaba em 1979 e está instalada no Distrito Industrial III. A segurança é norma número 1 da empresa, que há 10 anos é considerada uma das melhores para se trabalhar no Brasil, segundo o Guia Você S/A e Exame. São 230 funcionários, sendo que 200 são contratados da FMC e os outros 30 prestadores de serviços. A fábrica comporta sete diferentes linhas de produção de herbicidas e inseticidas dos tipos líquidos, em pó e suspensão concentrada. Além disso, cada tipo de defensivo é produzido em prédios separados um do outro.
2ª Audiência Pública
Uma nova audiência pública para discutir o assunto será realizada nesta quinta-feira (27), às 19h, no Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”. O evento contará com a presença de representantes da multinacional, da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), do Ministério Público e também do Investe SP - Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade, do Governo do Estado.
O objetivo será abrir espaço para esclarecimentos sobre o processo de instalação da FMC e dar oportunidade para que os munícipes tirem suas dúvidas.
Com informações Secom/PMA
Publicado em: 27/03/2014 10:26:00
Publicado por: Imprensa