Mobilização acontece neste sábado (12), a partir das 8h; meta é cadastrar 100 voluntários para doação
A Secretaria Municipal de Saúde promove mais uma campanha de doação de sangue, em parceria com o Hemonúcleo de Piracicaba.
A mobilização acontece neste sábado (12), das 8h às 12h, no Centro de Saúde 2 “Dr. João Geraldo Noronha”, localizado à rua Campo Salles, Jardim Belvedere. Esta é a 47ª edição do evento e a meta é cadastrar 100 voluntários para doação.
As bolsas serão encaminhadas ao Hemonúcleo, que distribui o material para os hospitais de Araras e região. Na última ação, realizada dia 15 de fevereiro deste ano, foram coletadas 101 bolsas de sangue.
Segundo Cíntia Maria Lopes da Costa, coordenadora da campanha, os doadores devem comparecer ao posto de doação com documentos pessoais com foto, como RG, CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou Carteira de Trabalho.
“Recomendamos que os doadores não estejam em jejum para doar sangue. O mais indicado é tomar café da manhã leve, sem consumir alimentos gordurosos. O doador também deve repousar no mínimo seis horas na noite anterior à doação”, acrescenta Cíntia.
Para participar da campanha, os voluntários não devem ter ingerido bebida alcoólica um dia antes da doação e evitar fumar por pelo menos duas horas antes da coleta do material.
Outras recomendações importantes para doar sangue é pesar acima de 50 kg; estar em boas condições de saúde, não ter tido gripe ou diarreia nos últimos sete dias ou qualquer tipo de infecção nos últimos 15 dias; e ter no mínimo 16 anos (acompanhado do responsável).
Não pode doar sangue quem teve Hepatite após os 10 anos de idade; mulheres grávidas ou que estejam amamentando; portadores de doenças crônicas como diabetes, problemas cardíacos graves, epilepsia (convulsões); pessoas expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como Aids, sífilis e doenças de Chagas; usuários de drogas; quem teve relacionamento sexual com múltiplos parceiros nos últimos 12 meses e aqueles que fizeram exames endoscópicos nos últimos seis meses.
Após a doação, há um intervalo para a pessoa possa doar sangue novamente, sendo que as mulheres devem aguardar 90 dias e os homens, 60 dias.
O material coletado é submetido a exames laboratoriais antes de ser disponibilizado aos pacientes. Caso haja alterações, o Hemonúcleo enviará correspondência notificando o doador.
Mais informações sobre a campanha de doação de sangue podem ser obtidas pelo telefone 3543-1522 ou pelo email: sms@araras.sp.gov.br.
Informações Secom/PMA
Publicado em: 07/04/2014 10:19:00
Publicado por: Imprensa