O presidente da Câmara de Araras, vereador Breno Cortella (PT), cumpriu agenda oficial em Brasília (DF) nesta terça-feira (8), onde foi recebido pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. No gabinete do ministro, no Palácio da Justiça, o presidente Breno tratou de assuntos referentes a Comissão Municipal da Verdade, políticas públicas sobre drogas e segurança pública no município.
Em conversa com o ministro, o presidente da Câmara, entregou ofício solicitando apoio na busca de informações sobre a intervenção ocorrida em Araras por meio de decreto federal de 5 de maio de 1970. Breno também sugeriu ao ministro que fosse avaliado o caso de Araras e outras cidades que sofreram intervenções pelo Poder Executivo Federal durante a ditadura civil-militar. Breno acredita que o Governo Federal poderia apresentar desculpas formais aos municípios que sofreram essas intervenções. "O povo de Araras teve um direito violado pela ditadura, o de eleger seu chefe político e por ele ser governado", disse Breno, ressaltando as diversas ações que têm sido desenvolvidas pelo Governo da presidenta Dilma Rousseff e pelo Congresso Nacional para a reparação moral dessas violações.
Em Araras, com a intervenção federal e o afastamento do prefeito Milton Severino tomou posse o coronel Theodoro de Almeida Pupo, que governou a cidade como interventor federal. "Percebi que o ministro apreciou essa ideia e irá considerar a partir de agora esse tema que está diretamente relacionado aos municípios, o que será muito importante para Araras", afirmou Breno.
Com relação às políticas sobre drogas e segurança pública, o ministro foi receptivo aos temas e colocou o presidente em contato com as secretarias dessas áreas no Ministério da Justiça. Ainda em Brasília, o vereador terá reuniões com os responsáveis dessas secretarias.
No mesmo dia, Breno Cortella também teve encontro com o senador Eduardo Suplicy (PT) onde abordou temas sobre políticas públicas de inclusão social e renda básica de cidadania, a serem desenvolvidas no âmbito municipal.
O presidente ainda visitou o ILB, o Instituto Legislativo Brasileiro, vinculado ao Senado Federal, onde foi recebido pelo Coordenador de Planejamento e Fomento do Programa Interlegis, Armando Roberto Cerchi Nascimento. Breno apresentou a recente criação da Escola Legislativa Ararense, discutiu medidas para modernização da Câmara e parcerias em curso à distância. "O ILB e o programa Interlegis são iniciativas muitos boas do Congresso em apoio às Câmaras, temos nos aproximado cada vez mais para fortalecer o Legislativo Municipal", frisou Breno.
O presidente da Câmara permanece em Brasília com reuniões e visitas para a liberação de recursos financeiros para o município e ações para a Comissão Municipal da Verdade.
Publicado em: 10/04/2014 09:52:00
Publicado por: Imprensa