Concluindo viagem oficial em Brasília/DF, o presidente da Câmara Municipal, vereador Breno Cortella (PT), foi recebido ontem (10) pelo novo ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ricardo Berzoini. No Palácio do Planalto, Breno apresentou pedidos de interesse do município de Araras.
Esse foi o segundo ministro visitado, pois na terça-feira o presidente já havia tido encontro com o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.
Ao ministro da articulação política da presidenta Dilma Roussef, o presidente solicitou a liberação de recursos do orçamento geral da União. Dentre os pedidos ao Ministro Berzoini estão emendas parlamentares e propostas cadastradas pela Prefeitura. Breno destacou os importantes investimentos que o Governo Federal já tem realizado em Araras com apoio de diversos ministros e parlamentares. Também, que a gestão do prefeito Nelson Dimas Brambilla tem sido eficaz na formulação de projetos e na aplicação desses recursos federais.
Na reunião o presidente da Câmara também saudou o deputado licenciado pela posse no Ministério e fez um convite para que realize uma nova visita a Araras, agora como ministro. “Com a proximidade do então deputado conosco, a cidade agora tem um grande parceiro no Palácio do Planalto, em um Ministério muito importante, que nos ajudará nessa firme interlocução com o governo da presidenta Dilma”, afirma Breno.
No Senado Federal o presidente esteve reunido com o presidente da Abel (Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas) e diretor Executivo da Gráfica do Senado, Florian Madruga. O presidente da Câmara contou sobre as ações do Poder Legislativo Municipal e a criação da Escola Legislativa Ararense. A gráfica do Senado irá apoiar iniciativas da Câmara para a acessibilidade.
O chefe do Poder Legislativo de Araras também marcou presença no Arquivo Nacional para receber documentos de interesse da Comissão Municipal da Verdade. O coordenador geral do Arquivo Nacional em Brasília, Clovis Curado e o supervisor de Atendimento e Difusão de Acervo, o historiador Pablo Franco, entregaram a pesquisa realizada e informaram que uma parte dos processos solicitados ainda será digitalizado e depois disponibilizado.
Na Câmara dos Deputados o presidente Breno teve encontro com o Líder do Governo na Câmara, deputado federal Arlindo Chinaglia (PT). O parlamentar está apoiando Araras em programas de máquinas para a manutenção de estradas rurais e políticas de transporte escolar, além de já ter destinado diversas emendas no orçamento da União.
Breno Cortella também foi à Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República. Foi recebido pelo coordenador geral do programa de fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos, Marcelo Nascimento.
A última visita foi na Diretoria de Livros, Literatura, Leitura e Bibliotecas do Ministério da Cultura, onde o presidente Breno foi recebido pelo seu diretor Fabiano Santos e pela coordenadora geral do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, Elisa Machado.
O diretor e a coordenadora expuseram os programas de incentivo à leitura e disponibilizaram acervos para a Biblioteca Municipal “Martinico Prado”, para a Câmara Municipal e para escolas municipais.
Dias anteriores
Desde terça-feira (8) na capital federal, o presidente também já havia estado com o ministro José Eduardo Cardozo. Ainda no Ministério da Justiça manteve contatos com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), a Secretaria de Assuntos Legislativos e a Comissão de Anistia.
Também firmou termo de cooperação com a Comissão Nacional da Verdade (CNV), conversou com o senador Eduardo Suplicy, visitou o Instituto do Legislativo Brasileiro (ILB), o Interlegis do Senado e a Secretaria de Comunicação da Câmara dos Deputados.
Publicado em: 11/04/2014 14:51:00
Publicado por: Imprensa