Notícias

Notícias da Câmara



Câmara lança material especial nos 80 anos da escola “Cesário Coimbra”

No mesmo dia da comemoração dos 80 anos da E.E. “Dr. Cesário Coimbra”, a Câmara Municipal de Araras irá lançar publicação com informações sobre a história da escola. O material foi produzido para apresentar a contribuição dos ex-vereadores Cesário Coimbra e Francisco Graziano na instalação da primeira escola de segundo grau de Araras, o então Ginásio do Estado. O impresso denominado "A Câmara Municipal de Araras e a Escola Estadual Dr. Cesário Coimbra" conta também com uma pequena biografia dos dois ex-vereadores.

A iniciativa integra as ações do programa "Câmara Participativa" que prevê o registro e a divulgação da história do Legislativo. O presidente da Câmara, vereador Breno explicou os objetivos do material. "A Câmara está sempre integrada com os interesses da comunidade, vemos que isso ocorreu na instalação e na trajetória da escola Cesário. Assim, damos a nossa contribuição que valoriza a instituição de ensino e demostra o relevante papel dos vereadores", disse. 

O trabalho foi editado pela Diretoria de Comunicação da Câmara Municipal. A pesquisa contou com a colaboração da diretora da escola prof.ª Danielle Conte Delbem, do prof. Fábio Eduardo Cressoni, sendo baseada também em arquivos do  Memorial “Profª Maria de Lourdes C. Buragas” da escola, no livro "Araras, tempo e memória" de Alcy Matthiensen e no blog da escola.

A vinda da escola, que antes era chamada de Ginásio do Estado, se iniciou na década de 20, quando políticos locais buscavam ampliar a qualidade da educação na cidade. Os vereadores da época Francisco Graziano e Cesário Coimbra solicitaram apoio do Governo do Estado para a implantação de uma escola de segundo grau.

As articulações políticas de Cesário Coimbra com o interventor federal no Estado de São Paulo, Armando de Salles Oliveira, garantiram a criação do Ginásio do Estado por meio do decreto nº 6.313, de 26/02/1934.

Em 1934 a escola foi instalada no prédio da Sociedade Operária e Humanitária Italiana que ficava na Praça Barão de Araras, onde hoje se localiza o Paço Municipal. Em 1935, a escola passou a funcionar no prédio onde hoje é a Escola Estadual “Ignácio Zurita Júnior”.

O prédio onde a escola se localiza atualmente foi inaugurado em 1955. Para homenagear o interventor, a rua de frente, denominada na época como “do Patrocínio”, foi renomeada com o nome Armando de Salles Oliveira.   

A escola “Cesário Coimbra” promoverá diversas atividades na próxima terça-feira (22), a partir das 9h. Durante a comemoração o público presente receberá a publicação elaborada pela Câmara.

O material também será distribuído durante a 12ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, que em razão do feriado Dia de Tiradentes será realizada na terça-feira (22) às 20h. Na ocasião, a vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB) irá entregar moção de congratulação para a equipe de gestores da escola, professores e funcionários.

 

 

 

 

Visualize fotos




Publicado em: 17/04/2014 17:33:00

Publicado por: Imprensa