O diretor do Sinpro (Sindicato dos Professores de Campinas e região) Prof. Fábio Patelli participou da Tribuna Livre na 12ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal. O tema abordado pelo professor foi a atuação do Sinpro, o ensino privado e a educação no município de Araras.
Logo de início o professor explicou como funciona o sindicato e sua atuação na cidade. De acordo com Patelli, o sindicato representa mais de 700 professores do município, que lecionam aulas em instituições privadas. Ele também comentou sobre a mercantilização da educação. “As instituições privadas de ensino tem concessão do estado para ofertar vagas, portanto devem cumprir o papel social ao qual se comprometeram realizar, ao contrário disso o que temos acompanhado é a crescente mercantilização do ensino, hoje no Brasil a educação privada movimenta cerca de 15 bilhões de reais.”, completou.
Patelli comentou ainda sobre possíveis irregularidades na Unar (Centro Universitário Dr. Edmundo Ulson) e disse que o sindicato vem atuando para a valorização dos profissionais dessa instituição. “É preciso ter consciência que a educação tem um papel importante na ação emancipadora para a cidadania e para o desenvolvimento do país. A educação é um direito não é uma mercadoria”, finalizou.
Publicado em: 24/04/2014 11:04:00
Publicado por: Imprensa