Com a finalidade de avaliar alguns quesitos do relacionamento institucional com a população, a Câmara Municipal de Araras contratou uma pesquisa de opinião pública. A enquete foi realizada no dia 5 de abril e foram entrevistados 423 cidadãos de Araras, maiores de 16 anos, de diferentes escolaridades e regiões da cidade.
Perguntados se já tinham assistido a sessão da Câmara pela televisão nos últimos 6 meses, 40,3% dos entrevistados disseram "sim". Enquanto 59,7% informaram não ter assistido a sessão nesse período. Porém, 50,4% desses que informaram não terem assistido, disseram em seguida que assistiriam se soubessem que a sessão é transmitida pela TV.
Entre os que disseram assistir a sessão, 31,9% disseram que assistiram uma vez, 32,8% duas vezes, 30,3% mais que três vezes e 5% que assistem sempre.
A audiência no rádio também é significativa, já que 34,3% dos entrevistados afirmaram que escutaram a sessão nos últimos seis meses. E dos que não escutam, 18,4% estariam dispostos a ouvir se soubessem da veiculação.
Segundo o presidente da Câmara, vereador Breno Cortella esses dados demonstram a audiência e o interesse nas atividades do Legislativo. "Nós somos abordados pelas pessoas e percebemos que a transmissão especialmente pela TV e também pelo rádio, tem boa audiência, mas agora temos parâmetros mais claros para orientar nossa ação de comunicação", disse.
A sessão da Câmara, após vários anos sem divulgação, voltou a ser transmitida pelo rádio em 2009. A emissora contratada é a Araras FM. Após uma experiência de alguns meses no final de 2012, a rede Opinião de TV transmite ao vivo as sessões desde maio de 2013 em canal de televisão aberto.
A pesquisa foi realizada pela empresa Memento, com sede em Americana/SP, mediante processo de contratação de acordo com a Lei de Licitações. Outros dados da pesquisa serão divulgados pela Câmara nos próximos dias.
Assistiu a sessão da Câmara na TV nos últimos seis meses?
SIM 40,3%
NÃO 59,7%
Se soubesse que passa na TV, assistiria?
SIM 50,4%
NÃO 49,6%
Ouviu a sessão da Câmara no rádio nos últimos seis meses?
SIM 34,3%
NÃO 63,7%
Estaria disposto a ouvir?
SIM 40,1%
NÃO 59,9%
Publicado em: 07/05/2014 17:40:00
Publicado por: Imprensa