A Câmara Municipal publicou neste sábado (26) a abertura de licitação para contratação de empresa para execução de reforma, melhorias e medidas de acessibilidade no prédio.
Além de reparos de manutenção o prédio ganhará uma nova recepção, novos banheiros adequados para pessoas com mobilidade reduzida, rampas de acessibilidade e elevador. Também haverá alteração na porta de acesso ao plenário e outras saídas, para instalações obrigatórias de emergência.
As melhorias visam a obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) que determina alterações necessárias para regularizar a situação de segurança e emergência. “Queremos que o prédio seja adequado, seguro, e acomode bem os trabalhos legislativos e a população que aqui transita”, afirmou a diretora Administrativa e Financeira da Câmara, Isabel Jerusa Tófolo.
Antes de se tornar a sede do Poder Legislativo em 1991, o imóvel construído em 1972 abrigou o Fórum de Araras. “Na época de sua construção, as edificações não contemplavam a mobilidade reduzida. Hoje se faz de vital importância essa readequação. Desde a transferência da sede do Poder Legislativo para este prédio na avenida Zurita, diversas melhorias já foram realizadas. Esta é mais uma delas e certamente outras no futuro também serão importantes”, completou o presidente da Câmara, vereador Breno Cortella.
O projeto de engenharia e arquitetura, bem como a fiscalização e medição da obra é de responsabilidade da Gelfus – Gerenciamento e Assessoria de Obras Ltda, que venceu processo licitatório anterior para essa finalidade.
Uma das ações principais para facilitar o acesso será a instalação de um elevador ao lado da escada principal que dá acesso aos gabinetes. Novos banheiros acessíveis irão atender melhor a comunidade visitante, especialmente nas sessões e eventos no plenário.
Serão feitas adequações na rampa de acesso ao plenário, ao mesmo tempo retificado, planificado e alisado o piso do pátio. Também serão implantadas rampas de acessibilidade adequadas e piso podotátil. Esse piso possui faixas em alto relevo fixadas no chão para fornecer auxílio na locomoção de deficientes visuais.
A portaria também passará por modificações e o balcão da recepção será removido da atual localização. Seguindo as normas do Corpo de Bombeiros, a ideia é desobstruir a passagem de modo que funcionários e visitantes não encontrem obstáculos em uma possível evacuação de emergência. Internamente também serão abertas janelas e removidas paredes para melhor utilização dos espaços.
Para o presidente, tais melhorias garantem economia à municipalidade. “Com a reforma aproveitamos o prédio que já usamos gratuitamente. Inclusive estive com o diretor da regional do Tribunal de Contas do Estado, sediado em Campinas, Oscar Maximiliano da Silva, que manifestou posição favorável aos investimentos nessas melhorias”, disse.
A Lei municipal 4.661, de 5 de novembro de 2013, autoriza a realização de melhorias no prédio. A data de abertura dos envelopes com as propostas acontecerá dia 12 de agosto. Informações sobre o edital da tomada de preços podem ser acessadas pelo site www.araras.sp.leg.br.
Publicado em: 28/07/2014 16:40:00
Publicado por: Imprensa