Notícias

Notícias da Câmara



Câmara terá Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

  

Visando implementar medidas de segurança e prevenir doenças decorrentes do trabalho, a Câmara de Araras irá constituir sua Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Conforme Ato do Presidente nº 13, de 7 de outubro de 2014, a CIPA será composta por trabalhadores da Câmara, com representantes dos servidores públicos efetivos eleitos pelos colegas e por funcionários indicados pelo presidente da Câmara.  

Os parâmetros da CIPA seguem as normas do Ministério do Trabalho e Emprego que prevê a participação de representantes do empregador e dos empregados. Essas normas também estabelecem as normas de funcionamento da comissão, que serão seguidas pela Câmara.

Nesta quarta-feira (8) foi publicado edital convidando os servidores a participarem do processo de eleição. Os interessados devem se apresentar na Divisão de Contabilidade, Planejamento e Gestão Orçamentária até o dia 22 de outubro. Todos os servidores podem participar da votação secreta para escolha do representante que acontecerá no dia 30 de outubro.               

  O presidente da Câmara, vereador Breno Cortella designou o servidor efetivo Nivaldo Ziani como coordenador do processo eleitoral para criação da CIPA. A mesma Portaria do presidente estabeleceu que a Diretoria Administrativa e Financeira da Câmara supervisionará e adotará as medidas necessárias para implantação e regular funcionamento da CIPA.

            De acordo com a diretora Administrativa e Financeira da Câmara, Isabel Jerusa Tófolo a implementação da CIPA irá trazer qualidade de vida no ambiente de trabalho para os servidores. “Segundo normas reguladoras e pelo número de servidores, a Câmara não precisaria ter uma CIPA, mas achamos uma iniciativa benéfica para prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho”, disse.

O presidente da Câmara ressaltou a importância dessa Comissão Interna como garantia de qualidade no serviço público. "Vemos que em várias empresas os trabalhadores da CIPA cumprem um papel relevante em auxiliar o empregador nas atividades de proteção ao trabalhador e que pretendemos poder contar com esse auxílio também na Câmara", disse Breno Cortella.

A Comissão será composta por quatro integrantes, sendo dois representantes eleitos pelos servidores, um titular e um suplente e dois representantes indicados pelo presidente da Câmara, um titular e um suplente. O presidente da Câmara designará o presidente da CIPA e os representantes dos servidores escolherão o vice-presidente, conforme estabelece as normas do Ministério do Trabalho.

O mandato dos membros eleitos terá duração de um ano, permitida uma reeleição. Os membros também passarão por treinamento com carga horária de 20 horas.

 

Visualize fotos




Publicado em: 09/10/2014 10:12:00

Publicado por: Imprensa