Notícias

Notícias da Câmara



Presidente da Câmara defende acabar com a sujeira de campanha no dia das eleições

O presidente da Câmara de Araras, vereador Breno Cortella se reuniu na tarde de quinta-feira (9) com o juiz eleitoral de Araras, Dr. Guilherme Salvatto Whitaker e com a promotora de justiça eleitoral, Drª Andréa de Cicco para uma mobilização suprapartidária. A proposta apresentada por Breno é de unir todos os partidos políticos para coibir os "santinhos” e os papéis que são jogados próximos às seções eleitorais.

Em conversa com o juiz eleitoral, o presidente justificou a iniciativa. “Todos já estão cansados que ver a cidade suja no dia de eleições e chegou a hora dos partidos mobilizarem suas candidaturas contra essa prática", disse. Breno também lembrou o risco para os pedestres e os acidentes que aconteceram em 2012 e no primeiro turno deste ano.

No domingo (5) o acidente de uma aposentada de 70 anos, em São Carlos, ganhou repercussão na imprensa. A aposentada escorregou por conta da quantidade de panfletos jogados em frente a escola que iria votar, bateu a cabeça, e foi socorrida pela equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) até o hospital.  

Em Araras, conforme informações da Secretaria Municipal de Serviços Públicos Urbanos e Rurais foram recolhidas aproximadamente quatro toneladas de lixo decorrente de propaganda de candidatos no primeiro turno. O serviço de limpeza feito pela equipe da Prefeitura e da Forty, empresa contratada do município, teve início no domingo de madrugada e prosseguiu a noite.

Breno também informou o juiz eleitoral que conversou com o prefeito de Araras, Nelson Dimas Brambilla, que mostrou ser favorável a medida. Também, falou com o presidente de seu partido, o Partido dos Trabalhadores (PT), Vanderlei Nascimento, que concordou em participar do movimento já para o segundo turno, que acontece no dia 26 de outubro.

Whitaker demonstrou apoio a ideia e comentou sobre a dificuldade de inibir a panfletagem ilegal, principalmente durante a madrugada. Segundo a lei eleitoral, as propagandas poderiam ser feitas somente até às 22h do sábado. A promotora Drª Andréa de Cicco também deu o apoio do Ministério Público à iniciativa.  

Assim, foi agendada com o juiz eleitoral uma reunião com os representantes de todos os partidos para a próxima segunda-feira (13) às 17h, no salão do júri do Fórum da cidade. O presidente da Câmara está expedindo ofícios para todos os presidentes municipais de partidos convidando-os para a reunião. O prefeito e representantes do Poder Executivo também serão convidados.

No ofício o presidente da Câmara diz que todos sabem que durante  as eleições muitos “santinhos” e papéis são despejados nas ruas visando atingir o eleitor no processo de votação e que isso pode se repetir nesse segundo turno. Ele afirma que a prática é comum, chamada até de “tradição”, mas é ambientalmente muito danosa e perigosa para o cidadão pedestre.

"Nós somos os militantes políticos da 'Cidade das Árvores' e queremos o melhor para nossa cidade. Pode partir de nós a iniciativa de também agir contra esse senso comum e jogar limpo com a nossa cidade. De nos unirmos em torno dessa causa", convidou Breno.

Breno ressalta a importância de uma campanha limpa. "A política deve estar na rua, mas no chão não! Deve estar nos bairros, nas conversas, na comunidade, nas associações etc. Mas não pode estar nocauteada no solo da cidade, implorando pelo eleitor que não escolheu e não refletiu sobre seu voto", fala o presidente sobre desestimular esse voto sem reflexão.

“Não queremos que essa ideia seja somente para esse segundo turno, queremos que ela prevaleça para as próximas eleições. A proposta também visa incentivar o eleitor a ter mais consciência no candidato que irá votar e não decida simplesmente pelo panfleto que encontrar jogado em frente seu local de votação”, conclui o presidente da Câmara de Araras.      

O vereador contou que a ideia surgiu após ver a situação da cidade no domingo, ver matérias na imprensa e ao ler uma postagem do jornalista, doutor em ciência política e professor da PUC-SP, Leonardo Sakamoto (link abaixo).

Breno também foi procurado por moradores da cidade e acompanhou a repercussão do assunto nas redes sociais.

 


Link do Blog do Sakamoto: Jabuti não sobe em poste sozinho: O Congresso é reflexo da sua população.  

(http://blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br/2014/10/05/jabuti-nao-sobe-em-poste-sozinho-o-congresso-e-reflexo-da-sua-populacao/)

            

 

Visualize fotos




Publicado em: 10/10/2014 15:18:00

Publicado por: Imprensa