Os membros da comissão ainda serão nomeados por Ato da Presidência da Câmara
Depois de um amplo debate, os vereadores aprovaram o Projeto de Resolução que cria a Comissão de Assunto Relevante, com o objetivo de fiscalizar e debater com a comunidade local a questão da saúde pública no município. A votação foi realizada durante a 37ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araras, realizada na última segunda-feira (15/10).
Por sua relevância, o assunto foi tão discutido que tornou necessária a prorrogação do horário da sessão, que terminou mais de meia noite, só para concluir a votação da propositura.
O projeto é de autoria dos vereadores Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP), Eder Donizeti Muller (PROS), Eduardo Elias Dias – Du Segurança (PHS) e da vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB). De acordo com emenda aprovada, o número de membros da comissão, com prazo de 90 dias de funcionamento, podendo ser prorrogado por igual período, passou de quatro para cinco.
A decisão de criar a comissão surgiu do consenso destes vereadores após discutir e concluírem pela necessidade de um grupo de trabalho dentro do Legislativo especialmente voltado à Saúde. Segundo os proponentes, a motivação para o desenvolvimento deste trabalho é o grande número de demandas da área da Saúde que chegam a seus gabinetes e possivelmente dos demais vereadores.
Também por consenso, o vereador Bonezinho foi indicado para presidir a comissão, contando com o apoio dos demais autores em todas as ações que serão desenvolvidas a partir da promulgação do projeto, mesmo que nem todos sejam indicados para compô-la. Isto porque após a aprovação do projeto, o presidente da Câmara, vereador Breno Zanoni Cortella, determinou que os interessados em fazer parte da comissão deverão manifestar por meio de ofício esta disposição. Isto significa que mesmo havendo o interesse dos quatro vereadores que propuseram de fazerem parte da mesma, a nomeação dos demais edis, além do presidente que está garantida, é determinada por Ato da Presidência da Câmara.
Sobre a comissão vale ressaltar ainda que ela visa entre outros objetivos, acompanhar e fiscalizar as ações que se referem aos atendimentos, verbas estaduais, federais e municipais, bem como, o posicionamento da Câmara em relação ao assunto em razão da reconhecida relevância social.
Para os autores, o objetivo é também acompanhar e fiscalizar a atuação da Secretaria Municipal da Saúde, elucidando os munícipes sobre os atendimentos, agendamentos de exames, tempo de espera e atendimento de qualidade dos Prontos Socorros, além dos seus andamentos.
A proposta é, enfim, traçar uma radiografia da questão no município, bem como propor alternativas e soluções para uma evolução no quadro existente, visando de forma gradativa um tratamento cada vez mais digno à população de Araras.
Os vereadores que propuseram a comissão estão empenhados em realizar de forma programada e não programada (de forma surpresa) visitas a instituições e unidades da rede municipal de saúde. Pretendem também promover reuniões com dirigentes e agentes da área e convocar audiência pública para discussão do tema com a população, visando a elaboração do relatório final.
Ao tomarem esta atitude, os vereadores Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP), Eder Donizeti Muller (PROS), Eduardo Elias Dias – Du Segurança (PHS) e a vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB) reiteram que não têm a pretensão de solucionar os problemas da saúde, o que seria humanamente impossível, mas contribuir para que o atendimento seja melhor e mais eficiente. “Muitos consideram que o atendimento em saúde de Araras é melhor que em munícipios vizinhos e outros tantos espalhados pelo Brasil, mas o fato é que moramos aqui e se desejamos qualidade de vida para a população devemos buscar comparações com o que há de melhor e nunca o pior que existe, concluem.
Texto: Duda Gonçalves, chefe de gabinete do vereador Du Segurança
Foto: Thiago Marquezin – Assessor da Vereadora Anete dos Santos Casagrande
Publicado em: 15/10/2014 17:23:00
Publicado por: Imprensa