Notícias

Notícias da Câmara



Câmara debate Turismo em seminário amanhã

A Escola Legislativa de Araras realiza na quinta-feira, dia 6 de novembro, o seminário “Pensando Araras” com o tema Turismo. A atividade ocorre às 19h no Plenário “Ver. Bruno Moysés Batistela” e é aberta ao público.

Foram convidados para falar sobre turismo o gerente executivo da Aprecesp (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo), Fernando Zuppo e a especialista convidada, mestra em Turismo e Lazer, Marcela Candioto e a prefeita de Araçoiaba da Serra, Mara Lúcia de Melo.

Também é esperada a presença do diretor de Turismo da Secretaria de Turismo de Embu das Artes, João Rodrigues de Souza. Também de representante do São Paulo Convention & Visitors Bureau.

O seminário tem objetivo de discutir e propor iniciativas para o desenvolvimento do turismo no município. Também tramita na Câmara projeto de lei de autoria do Poder Executivo para promover alterações no Conselho Municipal de Turismo (Comtur). O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Geração de Emprego e Renda, Leonardo Dias também participará do Seminário representando a Prefeitura Municipal.

O Conselho Municipal de Turismo, de acordo com a Lei Municipal nº 3.522/2003 “se constitui de órgão local na conjugação de esforços entre o Poder Público e a sociedade civil, de caráter deliberativo e consultivo, tendo por finalidade o assessoramento, a orientação e a promoção do turismo no Município”.

Para o presidente da Câmara, vereador Breno Cortella (PT) a cidade precisa formular uma estratégia organizada para o desenvolvimento turístico como fomento à economia local.  “Araras conta dezenas de eventos culturais, artesãos, o Lago Municipal, a Cascata, fazendas históricas e grande potencialidade de roteiros. São vários os ramos de turismo que podem ser desenvolvidos em Araras, inclusive o turismo de negócios, o turismo de experiência e tantos outros”, afirmou

Fernando Zuppo, gerente executivo da Aprescesp é advogado e foi deputado estadual e federal por dois mandatos. Foi secretário de Obras, Saúde, Educação, Administração da Prefeitura de Osasco; presidente da Fundação de Ensino; presidente do Escritório de Planejamento; presidente da Fundação de Saúde de Osasco; secretário de Governo da Prefeitura de Itu; secretário de Governo da Prefeitura de Itapevi. É consultor de diversas Prefeituras do interior de São Paulo. A vinda de Zuppo foi intermediada pelo presidente da UVESP (União dos Vereadores do Estado de São Paulo), Sebastião Misiara.

Araçoiaba da Serra é um município de região de Sorocaba com cerca de 30 mil habitantes. A prefeita Maria Lúcia de Melo foi indicada pelo presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM), Eduardo Tadeu Pereira como um exemplo de gestão local com iniciativas e políticas públicas para o desenvolvimento do turismo municipal.

Marcela Candioto é bacharel em Turismo pela PUC Campinas, mestre em Turismo e Lazer pela ECA/USP, mestre em Turismo e Planejamento pelo UNIBERO, com temas de pesquisa voltados à Motivação Turística da Demanda e Walt Disney World Resort? e de Paraty-RJ?. Em sua carreira acadêmica, foi docente por 12 anos nos Cursos de Graduação em Turismo do ?Centro ?UNISAL? (Americana)?, ?EDUVALE (Avaré), ?ISCA? Faculdades (Limeira)? e Faculdade Casper? Libero (São Paulo).?  Atualmente é docente convidada do curso de Pós Graduação em Direito Ambiental da PUC-COGEAE? (São Paulo e Salvador- BA)?.

João Rodrigues de Souza também é e vice-presidente do Conselho de Cultura Municipal e coordenador do Centro Histórico, da Feira de Artes e da Praça de Alimentação. Possui formação em Gestão Pública e foi Coordenador do Orçamento Participativo em Santo André e de Embu das Artes.

Os seminários "Pensando Araras" seguem o exemplo da Câmara Municipal de São Paulo e da sua Escola do Parlamento que realizou um ciclo de debates temáticos no ano de 2012 chamado "Pensando São Paulo". Esse será o primeiro, com o tema Turismo, mas a Câmara e a Escola Legislativa pretendem realizar outros seminários abordando outros assuntos de interesse do município.

A Escola Legislativa de Araras foi instituída pela Resolução nº 1, de 18 de março de 2014 de autoria do presidente da Câmara Municipal de Araras, vereador Breno Cortella. A Escola tem por objetivo a capacitação de parlamentares, funcionários e cidadãos com ações de Educação para a cidadania e participação.

 

Visualize fotos




Publicado em: 05/11/2014 17:19:00

Publicado por: Imprensa