Na terça-feira (18) a Escola Legislativa de Araras em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde realiza palestra sobre parto humanizado com a professora mestre Dulce Aparecida Sivieiro Franco. O evento é aberto ao público e tem início às 13h30 no Plenário “Ver. Bruno Moysés Batistela”.
Conforme pesquisa realizada no país “Nascer no Brasil: um inquérito nacional sobre parto e nascimento”, coordenada pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), que buscou compreender os efeitos das intervenções obstétricas durante o parto, 52% dos partos realizados na rede pública são cesáreas; na rede particular, o índice sobe para 88%, quando recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de no máximo, 15%.
Além disso, 28% das mulheres brasileiras já começam o pré-natal desejando a cesárea, enquanto a média mundial é de 10%. No setor público, a preferência inicial pela cirurgia é de 15%; já no setor privado 36,1%. O estudo mostra, também, que mesmo nos partos normais, o atendimento não segue integralmente aos critérios recomendados pela OMS, causando dor e sofrimento desnecessários às mães.
Dulce Aparecida Sivieiro Franco é graduada e mestre em Enfermagem pelo Centro Universitário Hermínio Ometto - Uniararas e pela Universidade de São Paulo – USP respectivamente. Atualmente é professora do Centro Universitário Hermínio Ometto. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Pública, atuando nas seguintes áreas temáticas: Saúde da Mulher, Consulta de Enfermagem, Saúde Gerontológica e Educação em Enfermagem.
Publicado em: 17/11/2014 16:10:00
Publicado por: Imprensa