A Câmara Municipal adquiriu desfibrilador cardíaco externo automático (DEA). A indicação para a compra do equipamento foi feita pelo vereador Francisco Nucci Neto (PMDB) e acolhida pelo presidente da Câmara, vereador Breno Cortella (PT).
De acordo com o vereador Nucci a Câmara realiza muitos eventos em que há grande concentração de pessoas. Segundo, o parlamentar, que é médico, em caso de emergência o equipamento por ser utilizado por funcionários da Casa, devidamente treinados por profissionais do SAMU.
O presidente Breno ressaltou a importância da medida. "Foi uma excelente indicação do vereador Nucci. No Brasil ainda é um pouco mais raro, mas em vários países é muito comum vermos esse equipamento em aeroportos, estações de trem e locais de grande concentração de pessoas", disse Breno.
O desfibrilador produz estímulos elétricos que regem os batimentos do coração que são conduzidos pelos feixes nervosos cardíacos e pelas próprias células do coração. Se esses estímulos se tornam desorganizados, o coração fibrila. A fibrilação é uma arritmia em que não existe sincronização de contração entre as fibras musculares cardíacas que se contraem anarquicamente. Ao invés de se contraírem e relaxarem alternativamente, fazendo o coração “bater” normalmente, a fibrilação apenas faz com que ele tremule, com contrações rápidas e fracas. As fibrilações tanto podem ocorrer nos átrios (câmaras superiores do coração) como nos ventrículos (câmaras inferiores do coração). Algumas fibrilações atriais podem ser assintomáticas, mas outras, como as fibrilações ventriculares, são potencialmente mortais.
Nos casos de arritmia do coração, a possibilidade de sobrevivência é de 80% se assistência ocorrer em até nove minutos. Ao fim de 10 minutos, a probabilidade de morte é de 100%. Por esse motivo é importante desfibriladores automáticos em locais públicos.
A medida segue exemplo de outras cidades. A Câmara Municipal de Piracicaba já possui o equipamento. Em São Carlos a Câmara também debateu o assunto recentemente.
O investimento realizado pela Câmara de Araras foi de R$ 15.548,00 por meio de processo de licitação. O equipamento é um Zool EAD Plus.
Publicado em: 29/12/2014 10:12:00
Publicado por: Imprensa