A Câmara Municipal institui seu Memorial por meio do Ato da Mesa nº42, de 22 de dezembro de 2014. O Memorial já havia sido previsto no programa Câmara Participativa instituído pela Resolução nº 9/2013.
O objetivo do memorial é reunir, gerenciar, divulgar e preservar a memória do Legislativo e do Município de Araras. O memorial será composto de documentos impressos, manuscritos, folhas datilografadas, arquivos fonográficos, mediáticos, fotográficos e digitais.
O Poder Legislativo poderá firmar convênios ou parcerias com órgãos públicos e privados com a finalidade de beneficiar o memorial de condições técnicas adequadas para o seu funcionamento e divulgação.
Além disso, os registros históricos da Casa deverão ser divulgados por meio de ações junto à comunidade, que evidenciem sua importância no contexto histórico do município.
O memorial realizará ações como a edição de livros periódicos, publicações, vídeos, suporte multimídia, programas de Tv, divulgação pela internet ou palestras internas e externas para divulgar o acervo. Digitar e restaurar documentos para manter a integridade, autenticidade e se necessária confidencialidade do documento também será umas das ações para operacionalidade do memorial.
Todo o material será disponibilizado ao público em geral, que poderá visitar o acervo em horário de expediente com acesso supervisionado.
O presidente da Câmara, vereador Breno Cortella explica os objetivos do Memorial. “Nós já reunimos alguns objetos e artigo históricos que poderão ser acrescidos de contribuições das pessoas, formando assim um acervo inicial desse Memorial”, disse Breno. O presidente também destacou que o concurso aberto pela Câmara irá contratar um historiador e um pedagogo legislativo. “Esses dois cargos poderão exercer importantes ações para a pesquisa e difusão do acervo do Legislativo”, afirmou.
Publicado em: 29/12/2014 10:21:00
Publicado por: Imprensa