A Câmara Municipal de Araras realizou a identificação das árvores que estão nas proximidades da sede do Poder Legislativo, em especial na sua Praça “José Alberto Rodini Filho”. Agora todas as espécies arbóreas contam com uma plaqueta que informa o nome popular e científico.
A medida foi realizada em parceria com o Departamento de Meio Ambiente do Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Araras). O presidente da Câmara, vereador Breno Cortella explica de onde surgiu a ideia. “Achei muito interessante esse mesmo trabalho que foi realizado no novo Lago Municipal. É uma ação que aproxima as pessoas do meio ambiente, gerando cuidado e preservação”, disse Breno.
Para realizar a identificação das espécies o Departamento de Meio Ambiente dividiu em sete áreas. Em cada área foi localizada mais de duas espécies diferentes. No total, foram encontradas 10 espécies. Foram identificadas Espantódea, Flamboyant, Jerivá, Aroreira Salsa, Falsa-murta, Pândano, Hibisco, Aroeira Pimenteira, Pau-Brasil e Falsa Latânia.
Segundo informações do departamento, no local existem tanto espécies nativas como exóticas. Também, foi necessária a ajuda de um especialista para a identificação de algumas variedades, uma delas foi a Falsa-Latânoia, palmeira solitária, que chega a 15 m de altura, originária da China, Japão, Taiwan, Bonin e Ilhas Ryukyu.
A diretora de Serviços de Educação Ambiental do Saema, Bruna Satoretto falou sobre a importância das identificações dessas arvores. “O objetivo da identificação é ressaltar o valor das árvores no meio ambiente, conscientizando os visitantes e colaboradores sobre a importância da educação ambiental e da preservação da natureza, valorizando assim as espécies encontradas”, disse Bruna.
Para o diretor do departamento, Raul de Barros Winter, o trabalho visa também a sensibilização dos cidadãos sobre a importância das árvores. “A população vai começar a observar e identificar as espécies arbóreas da cidade e a fauna presente nessas áreas. A ideia é implantar a identificação em outros órgãos públicos e até na Praça Barão de Araras. É um trabalho de educação ambiental que poderá ser feito inclusive com as crianças da rede municipal de ensino”, completou.
Publicado em: 29/12/2014 17:34:00
Publicado por: Imprensa