Notícias

Notícias da Câmara



Câmara estreia transmissão com tradução para Libras

A Câmara Municipal de Araras iniciou na segunda-feira (2), a transmissão das Sessões Ordinárias com tradução para Libras. A iniciativa visa garantir o acesso a deficientes auditivos das atividades parlamentares nas transmissões pela televisão. A medida também assegura o cumprimento das leis e ressalta a importância da garantia da acessibilidade nos trabalhos legislativos.

De acordo com informações do último censo do IBGE, mais de 5% da população de Araras tem algum tipo de deficiência auditiva, o que revela a importância da introdução da Língua Brasileira de Sinais. A TV Câmara e a TV Senado, além de outras TV’s com programação de interesse público, também já disponibilizam a libras em sua programação.

No primeiro semestre de 2013, a Câmara de Araras realizou pesquisa de opinião que tratou, dentre os assuntos, da audiência da transmissão das sessões pela TV, na qual foi constatado que mais de 40% dos entrevistados acompanham as sessões da Câmara pela TV.

No ano passado, o site recebeu também recursos de acessibilidade visual com dispositivos que podem ser usados por deficientes visuais, seguindo padrões nacionais e internacionais. Na parte superior do site, os visitantes podem aumentar o tamanho da fonte dos textos, alterar as cores de fundo e do texto, realçando o contraste e melhorando a visualização. Além disso, podem navegar pelo site utilizando atalhos pelo teclado.

A iniciativa para contratação de profissionais para a tradução das sessões em Libras foi do vereador Breno Cortella (PT). Vencedora da licitação, o serviço de tradução será realizado pela Associação Amigos Metroviários dos Excepcionais- AME pelo valor de R$ 180,00 por hora.

Para a presidente da Casa, Magda Carbonero Celidorio (PSDC), a medida é considerada de extrema relevância para a preservação dos direitos do deficiente auditivo, que é de relacionar-se e comunicar-se, garantindo a construção da sociedade inclusiva.

Visualize fotos




Publicado em: 04/02/2015 14:32:00

Publicado por: Imprensa