O vereador Marcelo de Oliveira (PRB) entregou moção de congratulação aos membros da Associação Cultural Raízes de Araras na 12ª Sessão Ordinária que ocorreu na quarta-feira (22) na Câmara Municipal.
A associação foi criada oficialmente em 26 de março 2014, fundada pelo colaborador José Lurdio de Silva e Antônio Pierobon. Apesar de nova, a entidade conseguiu reunir grupos antigos que já mantinham vivas muitas tradições, como a devoção a São Gonçalo, a Catira, a Folia de Reis e a Roda de Viola.
Os irmãos violeiros Marcílio Maciel e Aparecido Maciel (in memoriam) começaram aos 15 anos de idade suas devoções e rezas a São Gonçalo, sendo cultivadas até hoje.
Nhô Neto, Nhô Vô e Sebastião Martins, artistas que também começaram há mais de 50 anos com a Catira e suas canções de autorias próprias, prevalecem até os dias de hoje com apresentações. A Catira, que também pode ser chamada de cateretê, é uma dança do folclore brasileiro, em que o ritmo musical é marcado pela batida dos pés e mãos dos dançarinos. De origem híbrida, com influências indígenas, africanas e europeias, é formada por seis a dez componentes e mais uma dupla de violeiros, que tocam e cantam a moda.
A Folia de Reis, de origem portuguesa, é uma festa católica ligada à comemoração do Natal, celebrada desde o século XIX. Segundo a história, quando Jesus nasceu três reis magos foram visitá-lo levando presentes. Grupos de foliões visitam as casas que os acolhem e fazem doações, cantando e tocando músicas de louvor a Jesus e aos Santos Reis. Há 30 anos os mineiros Benedito da Silva e Antônio Pinto da Silva (in memoriam), além de Maria da Conceição Rodrigues Batista da Silva, preservam essa comemoração.
A Roda de Viola conta com a dupla João Mathias e Benedito de Souza e toda equipe.
A Associação Cultural Raízes de Araras realiza várias apresentações públicas na cidade e região, sempre com o apoio da Secretaria Municipal de Ação Cultural e Cidadania. Também conta com a colaboração do advogado José Barbosa e da professora historiadora e folclorista Rose Conte.
Para o vereador, a associação mantem viva as tradições históricas e caipiras de Araras. "Para conhecer o presente é preciso conhecer o passado. O passado de um povo que preserva a cultura, costumes e crenças. Vocês são exemplos a serem seguidos", disse Marcelo.
Representando a associação, o presidente José Lurdio da Silva agradeceu a homenagem. "Queria agradecer a todos que colaboraram para o crescimento da associação e para o seu fortalecimento na cidade", falou Silva.
"Esse reconhecimento é muito importante para nós. Gostaria de agradecer ao apoio que recebemos de todos", completou Erika Cazarin.
Os integrantes que receberam moção foram: José Lurdio da Silva, Antônio Pierobon, Erika Cazarin, Rubens Aparecido Antônio de Lima, José Ferreira e Sebastião Martins.
Publicado em: 24/04/2015 08:23:00
Publicado por: Imprensa