A Câmara Municipal de Araras, representada pela presidente Magda Carbonero Celidorio (PSDC), e os vereadores Carlos José da Silva Nascimento – Zé Bedé (PT), Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB) e Mário Corochel Neto – Bonezinho (PP), participaram da abertura da 10ª Conferência Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente que foi realizada quarta-feira (6) no Centro Cultural de Araras “Leny de Oliveira Zurita”.
A 10ª Conferência Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente e a Conferência Lúdica Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente resultou na elaboração e aprovação de propostas que serão levadas à Conferência Regional, que ainda não tem data e local definidos. O evento foi uma parceria entre a Secretaria Municipal de Ação e Inclusão Social e o Condicar (Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente) de Araras. Mais de 300 pessoas participaram, segundo os organizadores.
A presidente Magda parabenizou a secretária municipal de Ação e Inclusão Social, Regina Helena Costa Picolini, pelo trabalho desenvolvido na cidade e também desejou bom trabalho aos participantes da conferência. "Espero que hoje vocês possam sair daqui com o fruto do trabalho concretizado. Tenho certeza de que os assuntos discutidos vão ser benéficos para a proteção das nossas crianças e adolescentes", disse.
O grupo Coletivo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Cras (Centro de Referência em Assistência Social) Leste empolgou a plateia com funks autorais repletos de mensagens sociais, sobre sonhos e dificuldades dos adolescentes nos dias atuais. Assistentes sociais, representantes de entidades assistenciais que atendem crianças e adolescentes, da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Araras, de universidades, outros conselhos e instituições também prestigiaram o encontro.
Entre as propostas que receberam maior votação esteve a prevista no eixo 3 – Proteção e Defesa dos Direitos, que pretende mobilizar a sociedade e órgãos existentes para criar um Plano Municipal de Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária.
Também foram elencadas, votadas e aprovadas propostas para fortalecer o Conselho Tutelar, oferecendo capacitação aos conselheiros durante todo o exercício do mandato.
O evento contou também com palestra da psicóloga do Fórum de Araras, Ana Paula Medeiros, e com a assistente social também do Fórum da Comarca, Beatriz Prado Vitalli. Elas falaram sobre Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e Adolescente.
A secretária Regina Piccolini, responsável pelo evento junto com Josiane Bragin, presidente do Condicar Araras, conduziu os trabalhos que se estenderam até por volta de 13h.
Além da votação das propostas, ocorreu também a eleição de delegados – adultos, crianças e adolescentes – que representarão a cidade na fase regional da conferência. Os nomes dos delegados passam por conferência documental e serão divulgados até esta sexta-feira, segundo a Prefeitura.
Com informações da Secom/PMA
Publicado em: 07/05/2015 13:25:00
Publicado por: Imprensa