O vereador Breno Cortella (PT) protocolou indicação ao prefeito Nelson Dimas Brambilla para inserção de Práticas Integrativas e Complementares na rede Municipal de Saúde.
Breno explica que práticas integrativas e complementares são todas aquelas que desenvolvem ações integradas de caráter interdisciplinar. Elas se somam às técnicas da medicina ocidental moderna dentre as quais se incluem as das medicinas tradicionais, como acupuntura, homeopatia, fitoterapia, ioga, práticas corporais e outros recursos terapêuticos complementares.
De acordo com notícia veiculada no mês de abril deste ano no portal de notícias UOL, mais de 1.200 cidades brasileiras já contam com essas práticas na rede municipal de Saúde. Segundo dados do Ministério da Saúde, o SUS faz em média 385 mil procedimentos de acupuntura e mais de 300 mil de homeopatia por ano.
Em 2012, o vereador Breno e representantes da Secretaria de Saúde de Araras foram até a cidade de Mairinque conhecer práticas integrativas de Saúde oferecidas pelo MOA (Fundação Mokiti Okada) em parceria com a Prefeitura daquele município. Essa instituição tem foco no bem estar e qualidade de vida promovendo seminários, cursos, palestras sobre promoção de saúde. Integrantes do MOA realizaram apresentação do programa para a secretária da Saúde, Vanda Pavan Bressan.
Entrevistado pelo portal de notícias UOL, Dr. Paulo de Tarso Lima, médico responsável pelo Grupo de Práticas Integrativas de Saúde no Hospital Albert Einstein em São Paulo relata a importância dessas práticas. "A medicina integrativa não é a defesa de uma terapia complementar, mas sim a integração de vários esforços pensando no bem-estar do paciente".
O médico apontou também que essas práticas priorizam a relação entre o paciente e o profissional de saúde, ela é focada na pessoa em seu todo, é baseada em evidências e faz uso de todas as abordagens terapêuticas, profissionais de saúde e disciplinas adequadas para obter o melhor da saúde e cura.
A política de inserção de práticas integrativas e complementares foi regulamentada pelo presidente Luíz Inácio Lula da Silva em 2006 e tem por base a Constituição Federal, que dispõe sobre a integralidade das ações e dos serviços do SUS. Também observa a Lei n°8.080/90 no que diz respeito às ações destinadas a garantir às pessoas e à coletividade condições de bem-estar físico, mental e social, como fatores determinantes e condicionantes da saúde.
"Percebemos que essas medidas vem crescendo em vários municípios. Por isso precisamos também iniciar esse serviço em Araras de forma complementar a medicina e aos cuidados já oferecidos ao cidadão", argumenta Breno.
As práticas integrativas de Saúde na rede municipal complementariam o atendimento já realizado pelo município. Esse programa pode, inclusive, estar inserido nas Unidades de Saúde já existentes, com apoio técnico do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, o NASF, que poderá ser implantado em breve.
O vereador conversou na semana passada com a secretária Vanda Bressan sobre as práticas integrativas. A gestora aprovou a iniciativa e disse que poderá ser incluída nas ações do NASF. "Também tenho acompanhado e lutado pela instalação do NASF que dará importante suporte as unidades de Saúde da Família", lembra Breno, que também indica a medida desde 2009.
O proponente espera contar com a acolhida da administração municipal e o início do serviço. "O prefeito Brambilla vem realizando muitas melhorias em nossa cidade e acredito que a inserção de práticas integrativas e complementares de Saúde podem inovar o serviço oferecido no município promovendo ainda mais saúde e bem estar aos ararenses. São ações com foco na promoção integral da saúde e com reforço na ação preventiva", conclui.
Com informações do portal de Notícias UOL: http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2013/04/27/grandes-hospitais-e-ate-o-sus-estao-adotando-a-medicina-integrativa.htm
FOTO 1: Vereador Breno Cortella visitou o MOA em Mairinque/SP para conhecer práticas integrativas em parceria com a Prefeitura em 2013.
FOTO 2: Vereador Breno Cortella apresentou a secretária de Saúde Vanda Bressan proposta de inserção de práticas integrativas.
Com informações da assessoria do gabinete do vereador Breno Cortella (PT).
Publicado em: 11/05/2015 15:40:00
Publicado por: Imprensa