A Câmara Municipal de Araras recebeu a recomendação para a certificação do ISO 9001, na tarde desta quinta-feira (28).
O processo de certificação da Câmara Municipal de Araras iniciou no segundo semestre de 2014 com a contratação, por meio de licitação, da empresa de consultoria Onoma Gestão Empresarial, de Araras, que ofereceu suporte para a implantação da norma de qualidade.
Durante esse processo, os funcionários do legislativo passaram por treinamentos e reuniões para aplicação prática das normas exigidas para a qualificação.
A Câmara Municipal foi auditada entre os dias 26 e 28 de maio por um representante da empresa SGS ICS Certificadora Ltda, órgão certificador credenciado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), e que emitiu a declaração de recomendação para a certificação.
O Inmetro, após receber a declaração de conformidade do órgão certificador, tem de 30 a 45 dias para emitir o certificado da ISO 9001:08.
A presidente da Câmara Municipal, vereadora Magda Regina Cardonero Celidorio (PSDC), agradeceu a todos os servidores pelo empenho na busca pela certificação. "Com isso, a Câmara Municipal de Araras passa a ser a nona Câmara do Brasil a receber uma certificação ISO 9001. Isso mostra que todos nesta Casa estão compromissados com um atendimento pleno e de qualidade aos vereadores, ao Executivo e à população".
A Norma ISO 9001:2008
A norma ISO 9001:2008 é um componente estratégico de uma organização que define requisitos para o sistema de gestão da qualidade e a forma como uma empresa deve ser gerenciada, tendo o objetivo de identificar e atender as necessidades dos clientes.
O sistema de gestão da qualidade tem o foco em gerenciar as necessidades e expectativas do cliente e garantir a sua máxima satisfação. Ao seguir o modelo de hierarquia de níveis organizacionais, iniciar o nível estratégico, e passar pelo tático até o operacional, é necessário compreender que a decisão de implementar a ISO 9001 deve partir da alta direção.
A norma pode ser implementada em empresas públicas e privadas e em qualquer país do mundo.
Trata-se também é uma norma auditável: isso quer dizer que se pode buscar um organismo certificador, depois de implementado o sistema de gestão da qualidade, para auditá-lo e verificar se o mesmo se encontra conforme a ISO 9001.
Em caso positivo, a empresa recebe um certificado de conformidade, o ISO 9001:2008, que é válido e reconhecido no mundo inteiro.
Publicado em: 29/05/2015 16:17:00
Publicado por: Imprensa