A vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB) protocolou uma indicação ao poder executivo nessa terça-feira, dia 9, para que o município de Araras viabilize a aquisição e o uso de produtos orgânicos ou de base agroecológica na merenda escolar oferecida para os estudantes das redes de ensino.
A propositura, segundo consta em sua justificativa, visa incentivar a boa prática de produção ecologicamente sustentável, através da introdução de alimentos orgânicos de origem agropecuária, além de aumentar a demanda por esses alimentos, que, usualmente encontram mercado em nicho restrito de consumidores.
A vereadora ainda pontua, no texto da indicação, que a eleição de produtos, cuja produção respeite princípios de não agressão ambiental, como o emprego de técnicas naturais de controle de pragas, ao invés do uso de pesticidas convencionais, melhoram a dieta e trazem benefício à saúde dos estudantes.
"Desde 2008, o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking mundial de consumo de agrotóxicos. Enquanto nos últimos dez anos o mercado mundial desse setor cresceu 93%, no Brasil esse crescimento foi de 190%, de acordo com dados divulgados pela Anvisa. Na prática, o brasileiro toma um galão de cinco litros de veneno a cada ano, e, é com base nesses dados que apresentei essa indicação. Pequenas ações podem mudar o hábito de consumo, especialmente na infância", declara a vereadora.
Com informações da assessoria do gabinete da vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB).
Publicado em: 09/06/2015 14:20:00
Publicado por: Imprensa