Em uma reunião ocorrida na sede da Aprecesp (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo), na Capital, juntamente com representantes da Prefeitura, a presidente da Câmara Municipal, Magda Carbonero Celidorio (PSDC), debateu metas para tornar Araras um município de interesse turístico.
O encontro ocorreu na tarde da quinta-feira (18) e contou com a presença do gerente executivo da Aprecesp, Fernando Zuppo, do secretário municipal de Desenvolvimento, Leonardo Dias; Murilo Valencise Ziani, também representando a pasta; e a presidente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), Ana Aparecida Deguchi.
A Aprecesp é uma entidade privada e sem fins lucrativos, criada em 1985 com o objetivo de representar os interesses e trabalhar pelo desenvolvimento turístico das cidades localizadas no litoral e interior paulista. Hoje congrega 70 estâncias que estão divididas entre: balneárias, climáticas, hidrominerais e turísticas.
O interesse de tornar Araras um município de interesse turístico foi o tema principal da reunião, assim como o Projeto de Lei Complementar nº 32/12, que estabelece condições e requisitos para a classificação de Estâncias e de Municípios de Interesse Turístico. “Estamos em um local estratégico do Estado de São Paulo, no principal corredor de rodovias, e temos potencial para atrair muitos turistas. Araras é uma bela cidade e pretendemos desenvolver um projeto para valorizá-la ainda mais”, afirmou Magda.
Além de apresentar os pontos já considerados turísticos de Araras, como o Lago Municipal “Fábio da Silva Prado”, a Basílica “Nossa Senhora do Patrocínio”, e os eventos fixos que atraem grande quantidade de público, como o Festival Café e Chocolate, que ocorre em julho, os representantes de Araras também apresentaram o Comtur, que teve os novos integrantes empossados recentemente. Nesta semana o Comtur também divulgou os primeiros resultados do Inventário de Turismo realizado em Araras pela empresa de consultoria Turismo 360º, especializada no setor, contratada pela Prefeitura para elaborar o Plano Municipal de Turismo.
Segundo Zuppo, os municípios devem possuir condições indispensáveis e cumulativas para serem classificados como estância turística. “É preciso possuir expressivos atrativos turísticos e estabelecer uma série de critérios”, afirmou. Entre outras exigências, e que constam na emenda aglutinativa substitutiva nº 8, ao Projeto de Lei Complementar nº 32/12, estão as de dispor de infraestrutura de apoio turístico, um plano diretor de turismo, um Conselho Municipal de Turismo de caráter deliberativo e constituído por representantes da sociedade civil de setores de hospedagem, alimentação e afins. Além disso, somente municípios com até 200 mil habitantes podem ser classificados como estâncias turísticas.
“A reunião foi bem produtiva e vamos nos mobilizar para promover o turismo em nossa cidade. A Câmara Municipal está aberta para discutir esse importante assunto”, disse Magda. A vereadora também citou a reunião ocorrida no último dia 19 de maio com o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, que aceitou o convite para visitar Araras. “Estou no aguardo da agenda do secretário. Ele demonstrou interesse em visitar nosso município para conhecer nossa estrutura”, afirmou.
Com informações da assessoria do gabinete da vereadora Magda Carbonero Celidorio (PSDC).
Publicado em: 19/06/2015 15:41:00
Publicado por: Imprensa