A Câmara Municipal, representada pela presidente Magda Carbonero Celidorio (PSDC), pelo vice-presidente Marcelo de Oliveira (PRB), pelo secretário Carlos José da Silva Nascimento – Zé Bedé (PT), e pelos vereadores Breno Zanoni Cortella (PT), Eduardo Elias Dias – Du Segurança (PHS), Erinson Mercatelli (PSB), e Mário Corrochel Neto (PP), participou da abertura da 5ª Conferência Municipal de Saúde de Araras, realizada sexta-feira (19), na Câmara Municipal.
Organizado pela Secretaria Municipal da Saúde e pelo Conselho Municipal de Saúde, o evento, realizado nos dias 19 e 20 de junho teve como tema "Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do povo brasileiro", e contou com a participação de mais de 150 pessoas, que discutiram propostas de políticas públicas voltadas ao setor.
A abertura da conferência contou com palestra sobre o tema ministrada por Fernanda Lou Sans Magano – presidente da Fenapsi (Federação Nacional dos Psicólogos); e Pedro Tourinho – médico sanitarista, professor da PUC Campinas/SP e vereador também em Campinas.
A cerimônia contou também com a presença do vice-prefeito Carlos Alberto Jacovetti; da secretária municipal da Saúde, Vandersi Pavan Bressan; da presidenta do Conselho Municipal de Saúde, Roberta Barbinatto; de Tânia Albino, articuladora da atenção básica da DRS 10 de Piracicaba; demais autoridades, população e profissionais da área da saúde.
"A conferência é mais um espaço democrático de discussão, ocasião em que estaremos dispostos a ouvir a população. Realizamos 11 reuniões preparatórias em todas as regiões da cidade para já termos um diagnóstico preciso das principais demandas apontadas pelos moradores de cada bairro", disse Roberta Barbinatto.
A presidenta da Câmara Municipal de Araras, Magda Celidorio discorreu sobre importância de apontar demandas para uma saúde de melhor qualidade. "Espero que todos aproveitem para apontar suas demandas em benefício de uma saúde melhor para todos. Que este evento seja um espaço rico em discussão e cobranças", disse. Magda reforçou também que a Câmara está sempre aberta para debater os assuntos de interesses da população.
No sábado, a programação começou às 9h30, com leitura e aprovação do regulamento, formação de grupos e levantamento de propostas. Nesta edição, foram debatidos oito eixos temáticos: Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação Social; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS, e Reformas Democráticas e Populares do Estado.
Entre as 71 propostas aprovadas na conferência destacam-se garantia de atendimento médico nas unidades de saúde da Atenção Básica, mesmo quando o médico da equipe estiver de férias; possibilidade de abertura da unidade de saúde meia hora mais cedo nos dias de coleta de sangue; e criação de mecanismos de fiscalização do cumprimento de horário do funcionamento das unidades de saúde.
As propostas aprovadas embasarão as políticas públicas de saúde no município, a exemplo do que ocorreu com a edição anterior do evento. A conferência elegeu também 20 delegados para participar da etapa regional que acontece em Rio Claro, nos dias 1 e 2 de julho.
Delegados eleitos:
Titulares
- Roberta Barbinato
- Melina Belmudes da Silva
- Adão Correa
- José Roberto da Silva
- Clarice Ap Tavares da Cruz
- Neusa Maria Pereira Lima
- Cinthia Cristina Gomes
- Roseli Aparecida Sotta
- Rosa Maria Virgulino da Silva
- Rusevan Alves Silva
- Edimilson Fernandes de Souza
- José Luiz Vitor
- Francisco Kapp
- José Nivaldo Silva
- Rafael Roso Bueno
- José Josiel da Cruz
- Patricia Olivio de Barros
- Maria Marluce Araújo Farias
- Tavane Anselmo Malaguesse
Suplentes
- Tereza Aparecida Mendes
- Talitha Silva De Conti Roncolato
- Adolfo Antonio Affonso
- Igor Oliveira
- Therezinha Apparecida Baptistella Jacovetti
Com informações da Secom/PMA
Publicado em: 23/06/2015 14:24:00
Publicado por: Imprensa