O substitutivo do projeto de lei do Plano Municipal de Educação (PME) foi apresentado e aprovado por unanimidade durante a 23ª Sessão Ordinária que aconteceu na segunda-feira (6), na Câmara Municipal de Araras. Mais de 700 pessoas estiveram presentes para acompanhar a votação.
Antes do início da sessão os vereadores se reuniram e construíram juntos o substitutivo do plano, sendo que o texto original vinha gerando polêmica entre os munícipes, no qual foi alterada a redação de seis estratégias das metas do Plano Municipal de Educação do Município de Araras do decênio 2015/2024.
A presidente e vereadora Magda Carbonero Celidorio (PSDC), no início dos trabalhos da Ordem do Dia, leu as 20 metas do projeto do PME e na sequência o mesmo foi colocado em discussão antes de sua votação, e explanado pelos vereadores.
"Nós queremos construir políticas que beneficiem a população, esse é o nosso objetivo" disse o vice-presidente da Câmara e vereador Marcelo de Oliveira (PRB)
"É uma satisfação ver essa Casa lotada, ver tantas pessoas preocupadas com o desenvolvimento das nossas crianças e cidade", disse o vereador Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP)
"Nós discutimos aqui o futuro educacional de Araras", falou o vereador Carlos José da Silva Nascimento- Zé Bedé (PT)
"Acredito que esse seja um momento histórico para esta Câmara, em que grande número e pessoas de diversos segmentos estão presentes com o sentimento de zelo coletivo, de zelo pelo município" disse o vereador Breno Zanoni Cortella (PT)
"Temos que ser capazes, enquanto cidadãos, de debater uma questão que é realidade e promover uma cultura de paz", explanou o vereador Valdevir Carlos Anadão - Professor Dê (PT)
"O que se prega na realidade é o entendimento, o consenso e a paz", falou o vereador Francisco Nucci Neto (PMDB)
"Estamos promovendo a paz e o debate", ressaltou o vereador Eduardo Elias Dias – Du Segurança (PHS)
"Eu parabenizo a todos que nos mandaram mensagens, que se preocuparam e nos ajudaram a chegar num consenso e em um plano que represente o que a população de Araras quer", completou o vereador Erinson Mercatelli (PSB).
“Tendo em vista que o texto do projeto estabelece boas diretrizes para a educação local e que os anseios da comunidade foram todos contemplados, agradeço aos nobres pares por terem colaborado com a união de emendas feita com o vereador Zé Bedé”, falou a vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB), justificando o seu voto.
“Eu deixo o parabéns a todas as pessoas que vieram até aqui hoje. E agradeço todos os seguimentos da sociedade, igrejas evangélicas, católicas, movimento LGBT, que colaboraram com os vereadores com as sugestões. Com isso foi possível montar o projeto substitutivo. Obrigado a todos vocês que tiveram uma participação muito importante neste substitutivo do projeto que acabou de ser votado”, agradeceu a presidente e vereadora Magda Carbonero Celidorio ao final da votação.
A Câmara Municipal de Araras se preparou para receber um número grande de pessoas e montou uma estrutura com telão de alta resolução e som para que os munícipes presentes no Átrio “Presidente Vereador Pedro Pessotto Filho” também acompanhassem ao vivo a sessão.
Acompanhe as mudanças realizadas na redação do PME:
Estratégia da Meta 3:
Como era:
Como ficou:
Estratégias da Meta 4:
Como era:
Como ficou:
Como era:
Como ficou:
Estratégias da meta 7:
Como era:
Como ficou:
Como era:
Como ficou:
Estratégia da meta 8:
Como era:
Como ficou:
Publicado em: 07/07/2015 16:01:00
Publicado por: Imprensa