A Câmara Municipal de Araras, representada pela presidente Magda Carbonero Celidorio (PSDC), e pelos vereadores Breno Zanoni Cortella (PT) e Valdevir Carlos Anadão – Professor Dê (PT), participou da inauguração da "Biblioteca Itinerante" na manhã desta quarta-feira (7) na praça "Barão de Araras" em frente à Basílica "Nossa Senhora do Patrocínio".
Fruto de indicação do vereador Professor Dê, a "Biblioteca Itinerante", que funciona em um ônibus, conta com apoio do TCA (Serviço Municipal de Transporte Coletivo), e também da Secretaria Municipal de Educação.
Os livros que estão disponíveis foram ofertados pela Fundação Educare. Já outros foram arrecadados por meio de doação e também da compra pela Secretaria da Educação, que está criando um acervo para fazer parte do ônibus, com títulos de vários temas e gêneros para todas as idades.
Junto com o acervo, o ônibus leva também a contação de histórias, sob responsabilidade da professora Ana Regina Ernandez, coordenadora dos projetos de incentivo à leitura da secretaria.
O vereador Dê agradeceu todos os parceiros do projeto e ao prefeito Nelson Dimas Brambilla, por meio da Secretaria Municipal de Educação, por ter acolhido sua indicação feita na Câmara Municipal. "O senhor tem sempre investido bastante em Educação. Esse é um projeto para colhermos frutos. Uma semente plantada. A educação é assim, nós precisamos cuidar, pois cuidando bem, colhe-se os frutos em médio e longo prazos. Mas se a gente abandona a educação, os efeitos negativos são sentidos imediatamente na sociedade", alertou.
A presidente da Câmara Municipal de Araras, vereadora Magda Carbonero Celidorio, parabenizou ao vereador Professor Dê pela ideia do projeto, e também ao Executivo por acatar a iniciativa. "Com a tecnologia, parece que a leitura ficou um pouco de lado. Por isso considero este projeto tão importante. Coloco a Câmara Municipal para ajudar no que for preciso. Vamos colher frutos com este projeto, mas ele tem que ser contínuo, não pode parar", disse.
O projeto
O projeto inaugurado fica em frente à Basílica de "Nossa Senhora do Patrocínio" até sexta-feira (9) e depois segue para o bairro rural Morro Grande, iniciando, assim, um itinerário que cobrirá praticamente todas as regiões da cidade até dia 18 de dezembro.
O ônibus do projeto ficará em pontos específicos próximos às escolas e terá um contador de histórias e uma brinquedoteca, com o objetivo de oportunizar acesso aos livros, de maneira que possa atender aos bairros da cidade e comunidade distantes, inclusive na zona rural. O ônibus conta com toldo na porta, tatame, e mesinhas para as crianças se acomodarem para trabalhos pedagógicos.
Nesta primeira fase, 24 unidades de ensino serão contempladas. Há uma programação no site www.araras.sp.gov.br para consulta e as escolas receberão faixas de divulgação antecipadamente para convidar os moradores do entorno, além dos próprios alunos, a aproveitarem mais esse recurso, que visa democratizar o acesso à leitura e aos livros.
Publicado em: 07/10/2015 16:17:00
Publicado por: Imprensa