A Escola Legislativa da Câmara Municipal de Araras realizou na terça-feira (3), das 8 às 16h, o Seminário "Desafios e avanços do processo de escolha dos Conselheiros Tutelares em data unificada" no plenário "Bruno Moysés Batistela". A atividade foi aberta para toda população.
O seminário integrou o Fórum de Conselheiros Tutelares e Ex-conselheiros Tutelares da macrorregião de Campinas. Participaram da atividade Marcelo Nascimento, que é coordenador geral da Política de Fortalecimento de Conselhos da Secretaria Especial dos Direitos Humanos do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SDH/PR); o conselheiro estadual do Condeca (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente) Edinho Santana; e Reinaldo Balbino Pereira, coordenador do Fórum Regional de Conselheiros Tutelares.
Reinaldo explicou que o Fórum é um espaço de mobilização e articulação entre os conselheiros tutelares e os demais atores do sistema de garantia de direitos, com o objetivo de promover a integração entre os defensores de direitos infanto-juvenis e também a formação continuada dos conselheiros tutelares, para que o trabalho seja aprimorado constantemente.
O objetivo desta atividade foi avaliar o processo de escolha dos conselheiros tutelares, que neste ano, pela primeira vez, foi unificado. Durante o evento foi realizada uma pesquisa com os participantes para fazer diagnóstico e apontar possíveis melhorias nesse processo de escolha.
O Fórum da macrorregião de Campinas, que compreende em 180 cidades, faz parte das atividades de formação para o fortalecimento dos conselhos tutelares dos municípios, e é realizado bimestralmente. E nesta ocasião a cidade de Araras, por meio da Escola Legislativa da Câmara Municipal, sediou esse encontro.
Estiveram presentes conselheiros e suplentes de conselheiros tutelares de 11 cidades da região. Durante o evento os participantes puderam trocar informações e tirar dúvidas.
Publicado em: 04/11/2015 13:10:00
Publicado por: Imprensa